Saúde

Secretaria de Saúde regulamenta atuação de doulas na rede pública do DF

A regulamentação foi publicada em portaria no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), da última quinta-feira (19/11)

Correio Braziliense
postado em 20/11/2020 14:34
 (crédito: Daniel Ferreira/CB/D.A Press-22/11/2013)
(crédito: Daniel Ferreira/CB/D.A Press-22/11/2013)

A Secretaria de Saúde regulamentou a atuação de doulas nos Centros Obstétricos e Centros de Parto normal da rede pública de Saúde do Distrito Federal. A portaria que dispõe sobre as diretrizes foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) da última quinta-feira (19/11).

De acordo com a pasta, a medida visa a garantia do direito a acompanhantes para gestantes e parturientes durante o trabalho de parto e o processo de pós-parto imediato no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e humanizar cada vez mais o atendimento.

O texto ressalta que as doulas devem ter capacitação e conhecimento das normas e rotinas dos locais onde irão atuar nas unidades de saúde. A presença dela deve ser considerada independente da do acompanhante da paciente e não deve gerar ônus à instituição. 

Segundo as normas, a doula deve oferecer apoio físico e emocional à mulher durante o trabalho de parto, parto e puerpério; Fornecer informações de qualidade para a mulher e o acompanhante durante a gestação, parto e puerpério, por meio de evidências científicas e protocolos da Secretaria de Saúde do DF, entre outras funções.

A profissional deve utilizar os recursos não farmacológicos para conforto e alívio da dor da parturiente, como água morna, cavalinho, bola, escada de Ling, entre outros recursos, desde que estejam disponíveis nos hospitais. Além disso, incentivar a mulher a realizar exercícios facilitadores do trabalho de parto e uso de recursos não farmacológicos desde que tenha sido autorizado pela equipe profissional que a está acompanhando. 

Apoiar a parturiente a assumir a posição mais confortável durante o trabalho de parto e o parto, incentivar e incluir a presença e participação do acompanhante durante todo o processo do trabalho de parto, parto e puerpério e colaborar para manter um ambiente tranquilo, acolhedor e privativo também fazem parte das funções da doula. 

Logo após o nascimento do bebê, a profissional deve Apoiar o contato pele a pele e a amamentação, desde que o recém-nascido e mãe estejam em boas condições, em consonância com a equipe de saúde.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação