Dia da Consciência Negra

GDF promove ações de conscientização sobre o racismo

Saiba como se inscrever no curso "Conscientização sobre racismo e preconceito racial", promovido pelo Ministério Público do Distrito Federal. Em Santa Maria, Sejus promove Feira de Afroempreendedorismo

Correio Braziliense
postado em 20/11/2020 14:38
 (crédito: Sejus)
(crédito: Sejus)

Para refletir sobre as questões étnicos-raciais, a discriminação e o racismo, o Ministério Público do Distrito Federal e Território (MPDFT) promove, nos dias 23 e 24 de novembro, a segunda edição do curso “Conscientização sobre racismo e preconceito racial”, das 14h às 17h30. Assim como edição a anterior, também terá transmissão online em razão das medidas de prevenção à covid-19.

A capacitação será ministrada pela professora da Universidade de Brasília (UnB) Francisca Cordélia Oliveira da Silva. A docente abordará desde a origem da diversidade étnica e racial do país à situação social da população negra atual. O público-alvo são as pessoas beneficiadas pela suspensão condicional do processo em casos de racismo ou injúria racial e demais interessadas no assunto.

As inscrições se encerram no final da tarde desta sexta-feira (20/11) e podem ser feitas por meio de formulário. São 50 vagas para participantes e a confirmação do cadastro será divulgado até as 19h desta sexta, por e-mail. No caso de servidores do MPDFT, é possível consultar a adesão pela página “Inscrições e resultados” da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Corporativo (Secor).

O curso é uma das áreas de atuação do Projeto Oxalá, que visa ao enfrentamento do racismo e da discriminação racial no Distrito Federal. São três frentes de trabalho: prevenção, atenção à vítima e intervenção criminal efetiva e ressocializadora.

Feira de Afroempreendedorismo

Nesta sexta-feira (20/11), a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) promove a Feira de Afroempreendedorismo, com atividades culturais, oficinas de tranças e turbantes, grafite e ainda, aulas de percussão, em Santa Maria, durante a 6ª edição do programa Sua Vida Vale Muito Itinerante. As atrações seguem até este sábado (21/11), no estacionamento da Administração Regional, das 9h às 17h.

A programação voltada à Consciência Negra é o diferencial desta edição do programa Sua Vida Vale Muito Itinerante, que está percorrendo as cidades do DF para disponibilizar atendimentos gratuitos à população com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e outros profissionais voluntários. Quem comparece ao evento também pode emitir a 1ª via da identidade e fazer os agendamentos dos demais serviços do Na Hora. É oferecido ainda atendimento social e psicológico às vítimas de violência, por meio do Pró-Vítima.

Criada em agosto, a ação itinerante já passou por Samambaia, Estrutural, Ceilândia, Sobradinho II e Itapoã. Ao todo, a ação soma quase 4.000 atendimentos, nas cinco cidades.

Programação – Consciência Negra

Dia 20/11
Arrastão com a Percussão Nota 10
Oficina de percussão
Orquestra Percussiva Mestre Celim
Roda de Capoeira
Oficina de Turbante com o senegalês Ousumane, responsável pela marca Dior Thiam
Escola de Samba da Aruc
Painel sobre Consultoria de imagem
Ética de Rua
DJ Ocimar

 

Dia 21/11

Orquestra Percussiva Mestre Celim
DJ Ocimar
Aula de zumba
Oficina de trança com o trancista Pedro Paulo
Tambor de Criôlo
Cultura popular – Apresentação da sambadeira Fernanda, representante do Coletivo Cultural Sambadeiras de Bimba Filhas de Biloca
Oficina de Arte Expressão e Movimento com o professor Edmilson
Break

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação