Com o período chuvoso se intensificando nesta época no Distrito Federal, os brasilienses devem redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do vírus zika e da febre chicungunha. O momento é de alerta, principalmente porque, segundo o mais recente levantamento epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, os casos de dengue registraram alta ao longo do ano entre moradores da capital do país. O total superou a quantidade verificada em todo 2019.
O boletim, divulgado na sexta-feira, revela que, até a primeira semana de novembro, a Secretaria de Saúde contabilizou 46.145 casos de dengue entre moradores do DF. Em todo o ano passado, 44.311 brasilienses (3,9% a menos) tiveram a doença. A comparação com o mesmo período de 2019 também indicou alta: no ano passado, houve 37.613 casos prováveis entre janeiro e a primeira semana de novembro — 18,4% a menos do que em 2020.
Mesmo com a alta no número de infectados, a quantidade de óbitos diminuiu. Neste ano, 44 pessoas morreram em decorrência da dengue. No mesmo período de 2019, a doença fez 53 vítimas. Apesar disso, o boletim epidemiológico de sexta-feira indicou a existência de 69 casos de dengue grave e de outros 749 com sinais de alarme. Entre as cidades com maior número de infectados estão Ceilândia, com 5.185 registros prováveis; Gama (4.710); Santa Maria (3.777); Samambaia (3.664) e Taguatinga (3.405). As regiões administrativas com menor quantidade de notificações foram Setor de Indústrias Gráficas (13), Varjão (124) e Sudoeste (163).
O levantamento da Secretaria de Saúde também analisou os subtipos do vírus da dengue que circulam pelo DF. O documento indica como mais frequente o DenV-1, que tem taxa de letalidade menor. Em 2019, a variação DenV-2, responsável por provocar um quadro mais grave da doença, apareceu em 71,1% dos casos.
Cuidados
Saiba quais medidas tomar para evitar a doença e a proliferação do mosquito transmissor:
• Use repelente;
• Deixe garrafas viradas para baixo;
• Mantenha lixeiras sempre tampadas;
• Tampe baldes, caixas d’água e tonéis;
• Mantenha ralos e calhas sempre limpos;
• Evite deixar recipientes com água parada;
• Coloque areia em pratos de vasos de plantas;
• Acione a Vigilância Ambiental, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) ou a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) caso suspeite que um local seja potencial criadouro para o Aedes aegypti.
Fonte: Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.
Curtas
INVESTIGAÇÃO
Homem é assassinado a tiros em SAMAMBAIA SUL
Um homem de 44 anos morreu após ser baleado diversas vezes, em Samambaia Sul. O crime aconteceu na madrugada de ontem, por volta das 3h10, em frente a uma distribuidora de bebidas, na QR 308. A vítima estava acompanhada de outra pessoa, um homem de 32 anos, que acabou atingido na região lombar e precisou ser levado para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Os dois estavam voltando de uma festa quando pararam no estabelecimento para comprar bebidas, segundo informações preliminares. Momentos depois, três homens chegaram em um carro vermelho. Dois dos ocupantes desceram do veículo e começaram a atirar contra as vítimas. Depoimentos a investigadores indicaram que o homem assassinado havia saído da prisão havia dois dias. O caso é investigado pela 32ª Delegacia de Polícia (Samambaia Sul).
MAUS-TRATOS
Justiça solta homem que matou pit-bull
Um juiz da Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Águas Claras concedeu, na sexta-feira, alvará de soltura para o acusado de esfaquear e matar um cão da raça pit-bull, no domingo passado, em Arniqueira. Em audiência de custódia, a Justiça havia determinado que o réu, um homem de 25 anos, ficasse preso temporariamente, por crime de maus-tratos contra animais. Para o magistrado que decidiu pela liberação, o primeiro julgamento levou “em consideração os antecedentes criminais do acusado e não o fato em si, passando a analisar todo o contexto sob a ótica da pessoa que agiu em estado de necessidade”, afirmou. “Dessa forma, se formos considerar apenas o resultado, ou seja, a morte de cachorros, tanto a proprietária do pit-bull quanto o autuado deveriam ter sido presos em situação de flagrante delito”, concluiu o juiz na decisão de soltura, que considerou a prisão ilegal. O acusado também responde a processos criminais por tráfico de drogas e homicídio qualificado.
EDUCAÇÃO
Escola pública de Ceilândia vence prêmio
A gestão da Escola Classe 15 de Ceilândia ficou entre as melhores do Centro-Oeste, e a instituição de ensino vai disputar uma premiação nacional. O colégio destacou-se no Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020 graças aos trabalhos produzidos durante a pandemia de covid-19. A homenagem destina-se a escolas que superaram as barreiras do distanciamento social e desenvolveram soluções inovadoras, comprometidas com o ensino dos alunos e com a qualidade das atividades. Duzentos estudantes receberam materiais impressos, segundo a EC 15, e não ficaram para trás no aprendizado a distância. O colégio também atende alunos pelo WhastApp e promove atividades para a família, com cuidado de hortas e projetos de educação ambiental. O desempenho da escola também melhorou na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2019, e a instituição de ensino teve a melhor pontuação de Ceilândia e a quinta melhor do Distrito Federal.