Tome Nota

Correio Braziliense
postado em 24/11/2020 20:05

CURSOS

Capoterapia
O Instituto Brasileiro de Capoterapia está com vagas gratuitas para o programa “Capoterapia em Casa”. A atividade trata-se de uma terapia psicomotora direcionada a um público diversificado — com atenção maior a pessoas com mais de 55 anos — e usa elementos rítmicos percussivos da capoeira. O trabalho das sessões ocorre de maneira adaptada, pela internet. Inscrições: 3475-2511. Informações: capoterapia.com.br/portal.

Cozinha vegetariana
O curso “Cozinha vegetariana” apresenta alguns princípios da gastronomia vegana e vegetariana, bem como o modo de preparo de pratos do tipo. O aluno terá acesso a uma breve história do vegetarianismo e dos diversos tipos de práticas dessa culinária, além de receitas como saladas, sobremesas e lanches. Informações: www.ead.senac.br/cursos-li vres/cozinha-vegetariana-webtv.

Escrita criativa
O Instituto Brasileiro de Estudos do Inconsciente (Ibei) oferece curso prático de escrita criativa, por meio de videoaula, para grupos de até três pessoas. Serão três encontros virtuais pelo Skype. Informações pelo WhatsApp: 9 9225-3849.

Matemática básica
O professor Roberto Soares oferece curso de matemática básica com foco em concursos. O preparatório conta com apostila didática e aulas individuais on-line. Forma de pagamento a combinar. Valor: R$ 150. WhatsApp: 9 9687-0441.

Pós-graduação
O Centro Universitário Iesb promove curso de pós-graduação a distância voltado para quem deseja tornar-se youtuber profissional. O conteúdo direciona-se a quem deseja conhecer e aprofundar os conhecimentos nas plataformas audiovisuais como ferramentas para negócios e entretenimento, bem como para profissionais das áreas de comunicação, marketing, jornalismo, publicidade, artes cênicas ou outras correlatas. O curso tem duração de 15 meses e, como pré-requisito, é necessário ter graduação no ensino superior, em curso de qualquer área reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Inscrições e informações pelo WhatsApp 9 9951-6249 ou pelo site ead.iesb.br/cursos/pos-graduacao-a-distancia/youtuber.

Vinhos
A vinícola Concha y Toro oferece curso de vinhos on-line e gratuito. A empresa, uma das mais famosas produtoras da América do Sul, liberou as aulas para os amantes da bebida aproveitarem a quarentena. O conteúdo é dividido em cinco módulos e está disponível no canal Concha y Toro Brasil, no YouTube.

Outros

Ginecologia e obstetrícia
Hoje e amanhã, a Maternidade Brasília e a Dasa promovem a 3ª Jornada Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, a partir das 19h05. O evento é on-line e gratuito. As vagas são limitadas. Inscrições: tinyurl.com/jorna daginecologia.

Automação
A Seype Engenharia, empresa especializada em automação, instalações elétricas, pequenas e grandes reformas residenciais ou comerciais, promove em 12 e 13 de dezembro, no Comfort Hotel, um workshop sobre automação residencial e predial. As inscrições estão abertas e disponíveis até 10 de dezembro. Ao todo, serão 16 horas de conteúdos e demonstrações de processos. Inscrições: conta to@seypeengenharia.com.br ou taianne@seyoeengenharia.com.br. Valor: R$ 350, via boleto ou TED.

Assessoria
A V1 Comunicação, agência de assessoria de imprensa, oferece, até 20 de dezembro, avaliação gratuita em comunicação estratégica. O foco são empresas que precisam de consultoria nas áreas de relacionamento com a imprensa e planejamento de comunicação integrada. Informações pelo WhatsApp 9 8619-1821.

Campanha de Natal
A Legião da Boa Vontade (LBV) deu início à campanha “Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia”. A meta é entregar 50 mil cestas de alimentos e 50 mil kits de limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade social, em 175 cidades brasileiras. As doações podem ser deixadas na unidade da LBV mais próxima. Para interessados em contribuir com algum valor, basta acessar o site www.lbv.org.br ou ligar para 0800-055-5099.

Concurso
O concurso “Campeões do repente em cantoria” vai até o dia 4 de dezembro. O evento é transmitido pela internet, às 20h. As lives, diretamente da Casa do Cantador do Brasil, estarão disponíveis nas mídias sociais, e os internautas poderão encaminhar sugestões de temas para versos. Além dos shows, momentos da história do espaço cultural serão resgatados por meio de uma poesia de cordel de Donzílio Luiz. Para assistir, acesse: www.facebook.com/casado cantadordobrasil ou www.face book.com/campeoesdorepente.

Cultura
O projeto Quilombo da Liberdade Live promoverá 10 eventos artísticos até o próximo ano. As apresentações terão o grupo de capoeira Grito de Liberdade como anfitrião, para estabelecer diálogos com coletivos tradicionais de cultura popular e urbana do Distrito Federal como circo, folclore, dança negra, rap, reggae, hip-hop e outros segmentos que fazem intercâmbio com a história da cultura negra e da capoeira. As lives seguem até 6 de abril. Acompanhe pelo link: tinyurl.com/MestreCobra1.

Educação ambiental
O Instituto Brasília Ambiental, por meio da Unidade de Educação Ambiental (Educ), prorrogou as inscrições do segundo semestre para o projeto Parque Educador. As escolas públicas do DF, que tiverem interesse em oferecer educação ambiental e patrimonial aos estudantes, devem realizar cadastro até o dia 27 de novembro. As aulas acontecerão em ambiente virtual, devido à pandemia da covid-19. Inscrições: www.ibram.df.gov.br/sobre-o-projeto-parque-educador/.

Lives de inglês
A St Giles oferece lives de aulas de inglês, com foco em conversação com interação em tempo real com professores e colegas de turma. Matrículas abertas para crianças, adolescentes e adultos. Quatro aulas experimentais gratuitas. Celular e WhatsApp: 9 8625-5298. Instagram: www.instagram.com/ciistgiles Facebook: www.facebook.com/stgilesbrasil.

Falando de Freud
O Instituto Brasileiro de Estudos do Inconsciente (Ibei) promove curso de aproximação teórica da psicanálise, Falando de Freud. Serão feitas leituras e discussões sobre trechos da obra do psicanalista. O curso é composto por quatro encontros virtuais, por vídeo. Inscrições somente pelo WhatsApp: 9 9225-3849.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Isto é Brasília

 (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press

Escola pioneira

A primeira escola de Brasília completou, no último dia 20, 60 anos de existência. A arquitetura da Escola Parque da 308 Sul, tombada em 2004, segue a inspiração modernista da década de 1960. O vão livre e os pilotis, que são marca da cidade, compõem a edificação do colégio.

Grita geral

 (crédito: Maure)
crédito: Maure

Gama
Trânsito engarrafado

O auxiliar administrativo Phellipe Alves, 31 anos, reclama sobre os constantes engarrafamentos na via que liga o Gama a cidades do Entorno. “Com o aumento do fluxo de veículos que vêm do Entorno, fugindo do caos da BR-040, a saída da cidade nos horários de pico está totalmente saturada. Uma terceira faixa de rolagem, além de passarelas para pedestres, seria fundamental para ajustar o trânsito naquela região”, comenta.

» O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informou que a demanda será repassada ao setor responsável para a realização de vistoria e, também, de estudos técnicos necessários para a adequação no local mencionado.


Ceilândia
Parque sem manutenção

A coluna Grita Geral recebeu queixas de que algumas praças de Ceilândia estão sem manutenção há meses. De acordo com a secretária Rayssa Costa, 25 anos, a praça da QNN 07/09, em Ceilândia Norte, em frente a uma escola classe, está deteriorada. Os brinquedos do parquinho estão em condições precárias e não há arborização no local. “Depois de passar tantos meses em casa, só agora estou começando a sair um pouco. Mas, não posso aproveitar as praças, porque estão deterioradas. Não tenho coragem de levar meu filho para brincar; tenho medo de ele se machucar”, comenta.

» A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) informou que está em andamento a licitação de manutenção dos equipamentos públicos já existentes em todo o Distrito Federal. Nela, está inclusa a manutenção de parques infantis, PEC´s, quadras poliesportivas e de areia, pista de skate, praças, pergolados, entre outros mobiliários urbanos. “Tão logo o processo licitatório seja concluído, a companhia dará prosseguimento às demandas prioritárias definidas pelas Administrações Regionais”, esclareceu a Novacap.


Destaques

Gestantes

Estão abertas as inscrições para o curso de gestante do Hospital Santa Luzia, da Rede D’Or São Luiz. Pensando no bem-estar e na segurança das gestantes, neste período de pandemia, as aulas serão realizadas virtualmente, sábado e domingo, das 8h às 12h. O curso é gratuito e indicado para gestantes a partir da 30° semana de gravidez. Para participar da sala virtual, basta entrar no site https://rededor.zoom.us/j/6296225232, apresentar o ID da reunião (629 622 5232) e a senha (654321). As vagas são limitadas.


Esportes

O Brasília Capital Fitness começou e segue até 10 de dezembro, em edição totalmente virtual. Este ano, o evento contará com cursos motivacionais, sobre mídias sociais, treinamento para vendedores, atividades voltadas ao emagrecimento, vida fitness e saúde. As aulas serão transmitidas ao vivo, mas ficarão disponíveis para os inscritos por 30 dias após o evento. Inscrições: www.bcfonline.com.br.

Desligamentos programados de energia

PARANOÁ
Núcleo Rural Forquilha Encravada II: chácaras 9 a 17, 36, 38, das 8h às 13h.

GAMA
Núcleo Rural Ponte Alta Norte: chácaras 1 a 10-A, das 8h às 13h.

PLANALTINA
Núcleo Rural Rajadinha: chácaras 4, 5, 7, 8, 9, 12 a 15, 16, 18, 19, 22, 23, 24, 26, 33 a 36, 37, 40, 41, 42 a 45; área Isolada 1, 2; Assentamento Três Conquista: chácaras 1 A 64, das 8h às 16h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação