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Polícia Civil emitirá carteiras de identidade em Planaltina nesta semana

O serviço pode ser feito no estacionamento da administração de Planaltina. Os interessados tem até domingo

Correio Braziliense
postado em 25/11/2020 12:34
 (crédito: Vinícius de Melo/Agencia Brasília)
(crédito: Vinícius de Melo/Agencia Brasília)

Nesta quarta-feira (25/11), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) emitirá carteiras de identidade para as pessoas interessadas em Planaltina. O serviço faz parte da ação Cidade da Segurança. O ônibus ficará no estacionamento da Administração Regional da cidade até as 19h de domingo (29/11).

Para solicitar o documento, é necessário que o cidadão compareça ao local com a Certidão de Nascimento – ou da Certidão de Casamento – original. As carteiras serão entregues no período de cinco dias, no Posto de Identificação Biométrica (PIB) de Planaltina, junto à 16ª Delegacia de Polícia. Para quem não conseguir efetuar o pagamento da segunda via, nos casos em que a gratuidade não é prevista, será feito o agendamento especial.

“Importante lembrar que a primeira via da Carteira de Identidade no Distrito Federal é gratuita”, esclarece o diretor administrativo do Instituto de Identificação, Egydio Paixão. “Desta forma, mesmo que o cidadão tenha retirado o documento em outro estado da Federação, terá gratuidade no DF. O pagamento deverá ser feito apenas para casos específicos para segunda via do documento.”

Coleta digital

Os protocolos sanitários deverão ser seguidos durante todo o atendimento. “Os policiais farão a organização do espaço, de modo que não haja aglomeração de pessoas no mesmo ambiente, como preconizam os procedimentos indicados por órgãos oficiais de saúde”, orienta Paixão.

“O uso de máscaras e utilização de álcool gel serão cobrados, pois é necessário que haja certa aproximação para confecção do documento entre o papiloscopista e o usuário, já que, além da foto, é feita a coleta das digitais”, prossegue o diretor.

CPF exigido

Caso o solicitante não tenha CPF, deve acessar previamente o site da Receita Federal do Brasil ou procurar entidades credenciadas (agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios) para que seja providenciado CPF próprio antes de realizar o agendamento. O número do CPF é obrigatório para o agendamento. O atendimento não será realizado caso o cadastro seja feito com o CPF de outra pessoa.

Segunda via

O valor cobrado para emissão de segunda via da Carteira de Identidade é de R$ 42, que deverá ser depositado na Agência nº 100, conta corrente nº 013.094-8, do Banco de Brasília (BRB), diretamente no caixa ou por transferência eletrônica no Terminal de autoatendimento, em nome do Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento da Polícia Civil (FUNPCDF).

Veja as situações, além do caso de ser a primeira via, em que há dispensa da taxa de cobrança da Carteira de Identidade:

  • Deficientes, independentemente de rendimentos;
  • Pessoas carentes, uma única vez, caso a renda mensal não seja superior a um salário mínimo;
  • Quem teve o documento roubado, desde que tenha registrado o roubo e apresente o número do inquérito policial instaurado;
  • Idosos, quando se tratar de primeira via grafada com a expressão “Maior de 65 anos”;
    Quem teve a Carteira de Identidade expedida com erro de transcrição de dados ou de digitação.

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