A situação da reciclagem no Distrito Federal tem peso considerável, na comparação com o cenário nacional. Dos 10.413 mil trabalhadores que atuam como catadores no Brasil, 11% concentram-se na capital do País. O dado consta no Anuário de Reciclagem 2020, feito pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e pela Pragma Soluções Sustentáveis, que será divulgado nesta sexta-feira (27/11).
Em relação à presença destes trabalhadores nas unidades da Federação, o levantamento revela que a média de catadores de recicláveis por organização (cooperativas ou associações) é de 25 catadores — no DF, ela se eleva para 51 trabalhadores. Além disso, os dados mostram que, em todas as regiões do país, as organizações de catadores são compostas, em sua maioria, por mulheres.
De acordo com a Pragma, o DF é responsável pela recuperação de cerca de 25 mil toneladas de recicláveis. “Foram analisadas 607 organizações em todo o Brasil, e 7% das 355 mil toneladas recuperadas pelas organizações entrevistadas foram recuperadas no DF”, afirma a empresa, com base nos dados do anuário.
Anuário
O Anuário da Reciclagem 2020 é um documento destinado a analisar e consolidar informações sobre a cadeia da reciclagem no Brasil. O lançamento será nesta sexta-feira (27/11), a partir das 10h. Para acessar a live pelo aplicativo Zoom, os interessados devem se inscrever pelo site do evento.
A pesquisa, desenvolvida pela Ancat e a Pragma Soluções Sustentáveis, em parceria com a LCA Consultores, apresenta dados como o quantitativo de organizações de catadores no pais, o volume e os tipos de materiais recicláveis recuperados, a renda média dos associados, o faturamento anual das organizações, entre outros dados, que estão divididos por regiões, cidades e estados.
*Estagiária sob a supervisão de Adson Boaventura
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.