Saúde

UBSs do DF recebem mais de 145 mil testes rápidos de detecção da covid-19

Os testes serão aplicados apenas em pacientes que apresentarem quadro respiratório agudo

Correio Braziliense
postado em 26/11/2020 19:18 / atualizado em 26/11/2020 19:37
O objetivo da distribuição é reduzir a sobrecarga nas unidades hospitalares, que devem ser procuradas nos casos mais graves e nas emergências -  (crédito: Breno Esaki/CB/D.A Press)
O objetivo da distribuição é reduzir a sobrecarga nas unidades hospitalares, que devem ser procuradas nos casos mais graves e nas emergências - (crédito: Breno Esaki/CB/D.A Press)

Cinquenta unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal receberam, esta semana, 145,5 mil testes rápidos. O Ministério da Saúde doou os exames e 50 microleitores, aparelhos que melhoram a visualização do teste rápido em caso de dúvida na interpretação do resultado. De acordo com a Secretaria de Saúde (SESDF), procedimento visa reduzir a sobrecarga nas unidades hospitalares, que devem ser procuradas nos casos mais graves e nas emergências.

As UBSs utilizam os teste apenas em pacientes com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas, como: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, perda do olfato ou do paladar. Em crianças, além dos sintomas anteriores considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.

Nos idosos, considera-se também critérios específicos de agravamento como desmaios, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e perda de apetite. Na suspeita de covid-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes.

Além disso, cada tipo de exame disponível para a população nas UBSs possui especificações diferentes. O teste rápido, por exemplo, deve ser feito a partir do oitavo dia de sintomas de infecção pela covid-19, assim os anticorpos produzidos para enfrentar o vírus são mais detectáveis neste período. Recomenda-se a realização do RT-PCR entre terceiro e sétimo dia.

Diagnóstico confirmado

Os casos confirmados de covid-19 são avaliados pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família. Se, na ocasião, for identificada gravidade no quadro clínico, o paciente deve permanecer na UBS enquanto aguarda remoção para um hospital da rede. Quando o quadro é identificado como moderado, o paciente será encaminhado para o serviço de referência para avaliação clínica e complementar e avaliação da necessidade de internação.

Quando um membro do círculo familiar que reside na mesma residência testa positivo para a doença, o recomendado é que todos daquele grupo mantenham-se isolados por 14 dias. Se teve contato com alguma pessoa que tenha a doença, recomenda-se observar a presença de sintomas e procurar atendimento em uma UBS.

Se a confirmação do diagnóstico ocorreu em uma UBS e o paciente não tiver recomendação para internação, ele receberá orientação médica para o isolamento domiciliar. Se o resultado vier de uma unidade ou laboratório particular, o paciente deverá ser encaminhado para a UBS mais próxima de sua residência para avaliação. Todos os casos confirmados são monitorados pelas equipes de Saúde da Família que atuam nas regiões administrativas do DF.

Abastecimento

Todas as Regiões de Saúde receberam os kits de testes rápidos. Na Região Sudoeste, que compreende Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas, Águas Claras, Arniqueira e Vicente Pires, foram 11 unidades contempladas com o total de 32.010 testes. Nas Regiões Oeste (Ceilândia, Brazlândia e Sol Nascente/Pôr do Sol), Norte (Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal) e Leste (Paranoá, São Sebastião, Itapoã, Jardim Botânico) foram oito unidades, em cada uma, que receberam os kits.

As unidades não informadas na arte estão abastecidas com testes rápidos e RT-PCR (swab) – que utilizam um cotonete para retirar o material do fundo do nariz para a realização do exame
As unidades não informadas na arte estão abastecidas com testes rápidos e RT-PCR (swab) – que utilizam um cotonete para retirar o material do fundo do nariz para a realização do exame (foto: Divulgação/Secretaria de Saúde)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação