OBITUÁRIO

João Gomes Pereira, 61 anos

Ativista e pioneiro do Paranoá defendia o Sistema Único de Saúde e a regulamentação fundiária da região administrativa. Ele sofreu um infarto fulminante, em casa, na quarta

Correio Braziliense
postado em 26/11/2020 22:26
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

» Ana Clara Avendaño*

Natural de Várzea da Palma (MG), apaixonado pelo Paranoá e por música sertaneja. João Gomes Pereira, conhecido como “João do Violão”, mudou-se para Brasília em 1970 para morar com familiares. Na capital, fez parte da construção e urbanização do Paranoá e do Itapoã, onde residiu e trabalhou, até falecer aos 61 anos, na quarta-feira, vítima de um infarto fulminante. O mineiro atuava na Administração Regional do Itapoã, foi presidente da Associação Comercial da cidade e radialista na Rádio Paranoá FM.
Ativista, João participava do Conselho de Saúde do Paranoá, onde defendia o Sistema Único de Saúde (SUS). Junto ao grupo Pró-moradia, lutou pela regularização fundiária da região administrativa. Engajado em questões artísticas, ele colaborou com o Conselho de Cultura do Distrito Federal e foi um dos fundadores do Centro de Desenvolvimento e Cultura do Paranoá (Cedep).
Em 2004, João do Violão lançou um disco com músicas sertanejas autorais e se apresentou por todo o Distrito Federal. Além de músico, o pioneiro também ensinava o ofício. “Ele tocava violão, gostava de seresta, de fazer shows e de músicas regionais. João era muito querido, brincalhão, alegre e descontraído”, lembra Zilda Gomes, 56, que era casada com o mineiro havia 31 anos.
Ele ainda trabalhou como pintor autônomo e locutor de carro de som. João era pai e avô. O mineiro deixou as filhas Sandra, 39, Diana, 22, Juliana, 30, e Poliana, 34, além de sete netos. Para homenageá-lo, hoje, às 10h, ocorre um cortejo com início no Restaurante Comunitário do Paranoá, indo até o Itapoã. O velório será no Cemitério Campo da Esperança, a partir de 15h, apenas para familiares e amigos próximos.
A Secretaria de Saúde do DF lamentou a morte do pioneiro, em nota publicada ontem. “É com pesar que a Secretaria de Saúde lamenta o falecimento do presidente do Conselho de Saúde do Paranoá, João Gomes Pereira, o “João do Violão”, de 61 anos, ocorrido nesta quarta-feira. João do Violão faleceu em casa, vítima de mal súbito. A Secretaria de Saúde solidariza-se com familiares e amigos neste momento de luto”.

* Estagiária sob a supervisão de
Adson Boaventura

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação