O Correio recebeu relatos de leitores que encontraram escorpiões dentro de casa e tentaram ligar para a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) com o objetivo de agendar uma visita da Vigilância Ambiental (Dival), mas não foram atendidos.
Um desses relatos é da analista de sistemas Cinthia Araújo, 40 anos, moradora da 212 Norte, que encontrou um escorpião dentro do apartamento. “Ontem (26/11), minha secretária foi tirar o tapete da porta da sala e viu um escorpião morto debaixo do tapete. Acredito que alguém pisou nele, mas graças a Deus ninguém se feriu. Com isso, fui pesquisar alguma orientação, e vi que o correto é falar com a Secretaria de Saúde, mas não fui atendida em nenhum dos números que estão nos portais do governo", aponta.
De acordo com Cinthia, alguns números dão como inexistente. "Peguei uma lista e fui ligando, também tentei em empresas de dedetização para ver se tinham algum contato, até me passaram o número da vigilância ambiental, mas não me atenderam e outros dão que não existe", relata.
A analista de sistemas afirmou ter ligado em diferentes horários, mas não foi atendida nos números que tentou. "Falei até com os bombeiros, mas não dá certo de jeito nenhum", finaliza.
A equipe de reportagem do Correio também ligou para o número informado pela SES (2017-1344) e também não foi atendida.
A pasta informou que o início das chuvas, a demanda por vistorias aumenta e as equipes passam mais tempo em campo. "Por isso, encaminhamos outras duas formas de contato com a diretoria, por meio do Disque Saúde 160 e também pelo e-mail gevapac.dival@gmail.com", esclareceu por nota a SES.
Prevenção e dicas
Para evitar possíveis acidentes, a Secretaria de Saúde passa a orientação de eliminar fontes de alimentos para os escorpiões como baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados. Além disso, evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões
É importante vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha; reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas; telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques; telar aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos tapados; manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados e; manter limpos quintais e jardins.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.