Coronavírus

Fiscalização autua 15 bares e restaurantes por descumprir normas sanitárias

Aglomeração, pessoas sem máscara e falta de aferição de temperatura e álcool gel estavam entre as irregularidades

Jéssica Moura
postado em 28/11/2020 23:08
 (crédito: Divulgação/DF Legal)
(crédito: Divulgação/DF Legal)

Apenas durante a noite dessa sexta-feira (27/11), os fiscais do DF Legal fecharam e interditaram 15 bares e restaurantes que descumpriram o protocolo sanitário para funcionar durante a vigência da pandemia do novo coronavírus. A fiscalização passou por seis cidades: Asa Sul, Riacho Fundo I e II, Taguatinga, Planaltina e Samambaia.

Os agentes identificaram estabelecimentos comerciais que funcionavam com lotação acima da permitida, o que gerou aglomerações. Além disso, o uso de máscara, que é obrigatório no Distrito Federal, não foi observado em alguns locais. Além disso, outros restaurantes não aferiam a temperatura ou disponibilizaram álcool gel aos clientes.

Ao todo, 36 comércios foram vistoriados e cinco foram multados por descumprir as normas sanitárias e cinco foram notificados pelo desrespeito às regras. Em julho, o governador Ibaneis Rocha (MDB) editou um decreto que autorizou a reabertura de bares e restaurantes, e, em outubro, flexibilizou as regras.

Nesta sábado (28/11), a capital federal chegou à marca de 228.075 casos confirmados de Covid-19, e 3.920 óbitos pela doença. Nas últimas 24h, 494 novas infecções foram notificadas pela Secretaria de Saúde, e o número está aumentando. Outro dado preocupante é a elevação da taxa de reprodução do vírus no DF (R), que atingiu 1,3. Esse valor, quando está acima de 1, indica que a pandemia está avançando na cidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação