Meio ambiente

Mais de mil espécies do cerrado estão ameaçadas de extinção, diz IBGE

Segundo pesquisa, os números são os segundos mais altos entre biomas do país. Região fica atrás apenas das perdas da Mata Atlântica

O cerrado é o segundo bioma com mais espécies ameaçadas do país. De acordo com dados da pesquisa Contas de ecossistemas: Espécies ameaçadas de extinção no Brasil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1.061 espécies estão ameaçadas. O número representa 19,7% do total existente no bioma.  

O estudo analisou os números de espécies ameaçadas nos biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Mar e ilhas oceânicas) e diferentes tipos de ambiente (terrestre, água doce e marinho). Os dados da pesquisa são referentes ao ano de 2014, mas foi divulgado nesta quinta-feira (5/11).

Ainda segundo o levantamento, os números do cerrado perdem apenas para os da Mata Atlântica que somam 1.989 ou 25% do total de espécies. Além disso, 216 (4%) espécies encontradas no cerrado estão criticamente em perigo e 202 (3,7%) são consideradas quase ameaçadas de extinção.


Flora terrestre

As chapadas do cerrado apresentam uma das maiores proporções de flora terrestre ameaçada. O estudo indica que 39% das espécies vegetais estão em perigo. Na sequência aparecem Pampa, com 36% e Caatinga, com 33%.