Eleições 2020

TRE sorteia urnas que passarão por auditoria no Entorno

Processo ocorre paralelamente às eleições de domingo (15/11) a fim de garantir transparência do pleito

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sorteou, na manhã deste sábado (14/11), as urnas eletrônicas do estado que passarão por auditoria durante as eleições de domingo (15). Das seis sorteadas, as três primeiras serão submetidas à auditoria de funcionamento sob condições normais de uso, na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás (SINJUFE-GO). Outras três, são trocadas, nas respectivas seções, para verificação de autenticidade e integralidade do sistema.

Das três primeiras sorteadas e que serão levadas ao sindicato, uma é de Goiânia (GO), uma de São Luís dos Montes Belos (GO) e outra de Turvânia (GO). As restantes, que serão substituídas nas seções de origem, são de Goiânia (GO), Niquelândia (GO) e Senador Canedo (GO). 

Como funciona a auditoria 

Após o sorteio, integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), irão preencher cédulas de votação de papel, simulando uma votação oficial. Os votos serão depositados em urnas de lona lacradas e encaminhados ao local da Auditoria da Votação Eletrônica. Ficarão no local em ambiente protegido por vigilância até o horário do início da votação de domingo.

Com o início do pleito, as urnas eletrônicas serão abertas por servidores da Justiça Eleitoral e os votos que foram preenchidos nas cédulas de papel serão inseridos (digitados) nas urnas eletrônicas sorteadas.

O procedimento é realizado paralelamente à votação oficial das 7h às 17h. Todo o período é filmado e devidamente registrado para fins de conferências posteriores. Após as 17h, os votos serão totalizados e conferidos. Segundo o TRE-GO, o objetivo é demonstrar que o resultado obtido pela apuração do voto de papel é idêntico ao resultado da apuração do voto eletrônico.