OPERAÇÃO

Polícia Civil prende cinco pessoas por contrabando de cigarros em quatro regiões

Ação ocorreu em Ceilândia, Planaltina, Santa Maria e Sobradinho. Sem possibilidade de pagar fiança, autuados pelo crime podem ser condenados a pena de dois a cinco anos de prisão

Correio Braziliense
postado em 01/12/2020 20:10 / atualizado em 02/12/2020 00:04
Diligências da Polícia Civil ocorreram em parceria em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) -
Diligências da Polícia Civil ocorreram em parceria em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) -

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na tarde desta terça-feira (1/12), a Operação Bronquíolo, com o objetivo coibir a venda ilegal de cigarros. As diligências tiveram como alvo 20 estabelecimentos comerciais — em Ceilândia, Planaltina, Santa Maria e Sobradinho — e ocorreram em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF).

A operação da Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes (Corf) resultou na prisão em flagrante de cinco pessoas, por crime de contrabando. A pena pela prática varia de dois a cinco anos de reclusão. Além disso, o Procon-DF interditou um dos estabelecimentos, pela venda de diversos produtos vencidos.

Coordenador da Corf, o delegado Wisllei Salomão afirmou que as investigações continuarão, pois o contrabando de cigarros fomenta o crime organizado. "Em 2018, estima-se que houve evasão fiscal de R$11,5 milhões por essa prática ilegal. De todos os produtos apreendidos naquele ano, o cigarro representou 47% deles. Há estimativa que, em 2018, o lucro dessa atividade ilegal foi de R$1 bilhão", completou o investigador.

Sem possibilidade de pagar fiança, os autuados foram levados para a carceragem da PCDF, no DPE.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação