O governador Ibaneis Rocha (MDB) entregou o primeiro Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal. A unidade, inaugurada nesta quarta-feira (3/12) fica na Estrutural e já entrou em funcionamento.
A construção do espaço faz parte do programa de fechamento do lixão da cidade, iniciado há dez anos. "A retirada desses catadores foi uma coisa totalmente atabalhoada, feita de forma intempestiva, deixando famílias ao relento, desempregadas. Isso foi visto pela cidade com olhar preconceituoso", criticou o governador.
"Essa é uma conquista de 10 anos pra nós catadores", comemorou a presidente do Centcoop, Aline Souza. "Muitos catadores perderam suas vidas no lixão da Estrutural".
O novo centro será gerido por uma cooperativa de catadores de material reciclável, que deve empregar pelo menos 500 trabalhadores. O montante representa cerca de dois terços da capacidade total do Complexo, que vai funcionar de maneira reduzida enquanto durar a pandemia do novo coronavirus. Quando estiver em plenas condições, pode chegar a empregar até 700 pessoas.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, serão processadas até 5 mil toneladas de materiais por mês, entre eles o vidro, que não possuía locais de processamento no DF. O plástico também será tratado e a expectativa é de que esses produtos reciclados sejam reinseridos na cadeia produtiva.
O investimento total na obra foi de R$ 21 milhões. Ao todo, o complexo de dois galpões tem 80 mil m². Segundo a deputada federal Flávia Arruda, presente na cerimônia e responsável pela emenda que permitiu a obra, a bancada do DF na Câmara dos deputados pretende mobilizar mais recursos de emendas parlamentares para a construção de outros dois centros.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.