Capital S/A

"Se você não quer correr riscos, você deve desistir do mundo de negócios" Ray Kroc, fundador do McDonalds

Samanta Sallum
postado em 03/12/2020 22:16 / atualizado em 03/12/2020 22:17
 (crédito: Jair Medeiros/Divulgação)
(crédito: Jair Medeiros/Divulgação)

A brasileira coroada em Londres

Matilde Gemeli primeiro venceu na Inglaterra para, agora, experimentar o sucesso em Brasília. Uma trajetória que não foi fácil. A empresária saiu do interior de Santa Catarina, aos 35 anos. Aos 24, perdeu o pai, que era comerciante. Tinha uma madeireira e uma loja de material de construção. “A família ficou numa situação financeira muito difícil com a morte do meu pai. Tentamos reerguer os negócios, mas não foi possível.” Sem perspectiva no Brasil, ela foi tentar a sorte com a
irmã em Londres.

Formada em administração de empresas, teve de trabalhar como ajudante de limpeza e babá. Depois de cinco anos, abriu um restaurante de comida italiana com a irmã e o cunhado no bairro de Hamster Smith. Foi um sucesso. Entre os clientes que adoravam o lugar, um em especial: o inglês Matthew James Hymas, que se tornou marido de Matilde.


Amor e sociedade

O próximo passo foi abrir o próprio bistrô, em Wimbledon. “O meu forte é a confeitaria. Não foi fácil, mas consegui, em Londres, crescer o negócio e me estabelecer.” Matilde tem passaporte italiano, pela origem da família. Não estava nos planos dela voltar para o Brasil. Mas, o marido, ao visitar o país, apaixonou-se, também, pela terra natal da esposa. E foi ele quem a incentivou a voltar e montar um restaurante, mas trazendo todo o estilo e charme inglês. Tornaram-se sócios.


The Queen’s Place Greenhouse

Brasília também não estava no radar, mas parecia que era algo do destino. Receberam o convite de parceria na empresa na capital da República. E, assim, foi inaugurado, em 2018, o The Queen’s Place, na 116 Sul. Com decoração vitoriana, remonta o clássico ambiente e cardápio inglês. E o casal inaugurou a segunda unidade, na QI 21 do Lago Sul, o The Queen’s, Place Greenhouse. “Gostamos muito de Brasília, queremos ficar aqui agora”, afirma Matilde.


Natal vitoriano

Com espaço interno e varanda, remonta a atmosfera vitoriana das casas de chá inglesas, mas as opções do cardápio vão muito além. O espaço oferece almoço, jantar e café da manhã. Pratos como fish n’ chips e pato ao molho de laranja são grandes atrações, além da linha de confeitaria. A rainha da casa não poderia deixar de ser Queen Elizabeth, que dá o nome ao drinque de gim com hibisco. O espaço, que comporta 120 pessoas, agora, está com limitação para 60. “Mas vamos, sim, celebrar o Natal, nos dias 18 e 19, com um evento especial para os clientes que reservarem”, conta Matilde. www.thequeensplace.co


Homenagem a empresários

O Sesc-DF realizou, ontem, um evento especial para agradecer aos mais de 170 doadores do Mesa Brasil na capital. Graças às doações de empresários, entre eles, donos de supermercados e atacadistas, foi batido recorde este ano de arrecadação de alimentos. “Fizemos uma homenagem a esses doadores, num momento tão difícil para todos por causa da pandemia.” Foi um ato importante de solidariedade em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destacou a coordenadora do projeto, Lucimar Santos. O evento foi transmitido pelas redes sociais devido ao distanciamento social.


Aplicativo com a Defensoria Pública

Foi lançado também, na cerimônia, o aplicativo do Mesa Brasil Sesc e da Defensoria Pública do Distrito Federal. A parceria tem o objetivo de compartilhar tecnologias para reduzir a desigualdade social por meio de assistência jurídica. O trabalho vai além das doações de alimentos para as instituições sociais. Muitas vezes, as equipes que atuam no projeto deparam -se com pessoas que desconhecem seus direitos individuais e coletivos.


Como doar

Com o aplicativo, será possível o usuário conhecer os meios para doar alimentos para o programa, como se cadastrar enquanto instituição para receber os mantimentos, além de acessar conteúdo sobre aproveitamento e reaproveitamento de comidas.


Doações

1,3 milhão
de quilos de alimentos doados

172
doadores

313
instituições sociais atendidas

77 mil
pessoas beneficiadas


O ministro, astronauta e ex-aluno do Senai

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, elogiou a parceria do Sistema S com o governo na capacitação profissional de trabalhadores. Ele esteve, ontem, na Estrutural, no evento de inauguração do ponto de wi-fi social na região. “É essencial essa parceria, precisamos ter técnicos no país. Fui aluno do Senai e do Sesi, tenho orgulho de falar isso. Quero parabenizar todo o Sistema S,
que apoia o desenvolvimento social e econômico das regiões”, destacou.


DF Inova Tech

O Senai e a Secretaria de Ciência e Tecnologia no DF lançaram, por meio de uma parceria, o projeto DF Inova Tech. Vão oferecer 46 cursos, a 45 mil pessoas nos próximos três anos, nas áreas de tecnologia e construção civil. “É fundamental a compreensão de que só se faz desenvolvimento com conhecimento. Vamos obter resultados importantes. O setor produtivo precisa de mão de obra e os trabalhadores, de emprego”, afirmou o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação