SOLIDARIEDADE

Papai Noel dos Correios será virtual; saiba como apadrinhar uma carta

Com a chegada de dezembro, o espírito natalino toma conta das pessoas. A criançada fica ansiosa e muitas contam com a iniciativa para ganhar um presente. Por causa da pandemia, este ano, apadrinhamento e envio de cartinhas são feitos de forma virtual

Jéssica Cardoso*
postado em 06/12/2020 06:00
Adriane Henriques mobilizou colegas de trabalho para participar da ação -  (crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF)
Adriane Henriques mobilizou colegas de trabalho para participar da ação - (crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

 

Com a proximidade do Natal, o espírito de solidariedade torna-se cada vez mais forte. Com essa vontade de fazer o bem, nada melhor do que ver um sorriso de uma criança ao entregar um brinquedo, um livro ou qualquer coisa que represente o quanto cada uma é especial.

Há mais de 30 anos, a campanha do Papai Noel dos Correios, vem trazendo alegria para a criançada do Brasil. A iniciativa nasceu como uma ação espontânea entre os funcionários da empresa pública. Eles se uniam para atender aos pedidos endereçados ao Papai Noel. A partir de 1997, a população passou a fazer parte da iniciativa.

Para 2020, a campanha foi adaptada ao ambiente virtual, devido à pandemia do novo coronavírus. Assim, tanto o envio de cartinhas quanto o apadrinhamento são feitos pelo blog do Papai Noel (https://apps2.correios.com.br/noel/app/adotarCarta/). No DF, a adoção pode ser feita até 11 de dezembro, data limite para a entrega dos presentes aos Correios e para o envio dos pedidos.

Devido ao novo formato, uma força tarefa foi organizada para que os alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 115, no Recanto das Emas, pudessem enviar as cartinhas, é o que explica a diretora da escola Jussara Medeiros, 43 anos. “Nós conseguimos enviar as cartinhas graças ao empenho de professores, que ajudaram a digitalizar algumas delas, da equipe gestora, dos coordenadores, da participação dos pais das crianças e do apoio da Secretaria de Educação e da Regional de Ensino”, ressaltou a educadora. A previsão é de que a unidade educacional receba os presentes de 14 a 18 de dezembro.

Apadrinhamento

Adriane Henriques, 54, participa da campanha há oito anos e, atualmente, é responsável por mobilizar os funcionários do local em que trabalha. “Eu faço esse gancho entre o órgão e as pessoas que querem ajudar de alguma forma e muitas vezes não sabem como”, explica a servidora pública. Segundo ela, ver o olhar de uma criança ao ganhar um presente é algo inesquecível, que vale muito a pena.

Para ela, é importante que as pessoas sejam mais solidárias em 2020. “Este foi um ano difícil. As crianças ficaram muito isoladas, deixaram de estar em convivência com as outras, de ir à escola. Muitas nem tiveram acesso à internet. Então, nós estamos fazendo uma mobilização ainda maior para que, pelo menos, o presente chegue”, ressalta.

Dono de um restaurante, em Águas Claras, Mauro Gonçalves, 40, participa pela primeira vez do Papai Noel dos Correios. “Eu acredito que as empresas deveriam colaborar mais com essa parte social, e eu decidi participar esse ano porque percebi que várias famílias não vão poder dar aquele Natal que as crianças estão acostumadas, por causa da pandemia”, avalia o empresário.

Sonho

Os interessados em apadrinhar uma cartinha e atender a um pedido de uma criança devem entrar no blog da campanha, clicar no botão “Seja você Noel” e seguir os passos informados. Empresas interessadas em participar da campanha podem se cadastrar como padrinhos corporativos para adotarem mais de 80 cartas.

Cada padrinho ou madrinha poderá apadrinhar até 25 pedidos. No final do cadastro, as etiquetas com os códigos das cartinhas selecionadas serão disponibilizadas. Para a entrega, essas etiquetas devem ser colocadas em cada presente.

Em Brasília, as entregas dos presentes poderão ser feitas nos pontos de coleta estabelecidos ou por meio dos Correios, se a compra do presente for feita pela internet. Nesse caso, é só colocar como destinatário “Casa do Papai Noel” e informar o número da carta. O presente deve ser encaminhado para o endereço Casa do Papai Noel, SCEN, Asa Norte, Brasília — DF, CEP: 70800-900.

Entrega de presentes


Plano Piloto

» Agência na Área Central de Brasília
Endereço: SBN, Quadra 1, Bloco A, Térreo
Período de entrega: até 11 de dezembro
Horário: segunda a sexta, das 9h às 18h

» Agência dos Correios na W3 norte
Endereço: SEPN 508, Bloco D, TÉRREO
Período de entrega: até 11 de dezembro
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h

»Universidade dos Correios — L4 Norte
Endereço: SCEN, Trecho 2, Lote 4
Período de entrega: até 12 de dezembro
Horário: segunda a sexta, das 9h às 16h45

» Agência na EQS 104/304
Endereço: EQS 104/304, Lote Único
Período de entrega: até 11 de dezembro
Horário: segunda a sexta. das 9h às 17h

SIA

» Agência no Setor de Indústrias e Abastecimentos (SIA)
Endereço: SIA, Trecho 3, lotes 630/700
Período de entrega: até 11 de dezembro.
Horário: segunda a sexta, das 10h às 18h

Águas Claras

» Agência no Shopping Águas Claras
Endereço: Avenida das Araucárias; lotes 1.835,1.905,1.955 e 2.005; Loja C-241
Período de entrega: até 11 de dezembro.
Horário: segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado, das 11h às 14h

Taguatinga

» Agência dos Correios
Endereço: C 1, lotes 9/10, lojas 2/3
Período de entrega: até 11 de dezembro
Horário: segunda a sexta, das 8h45 às 18h30

* Estagiária sob a supervisão de Guilherme Marinho

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação