Inclusão das pessoas com defiência

GDF cria programa para apoiar e capacitar pessoas com deficiência

Organizações têm até esta segunda-feira (7/12) para demonstrar interesse em participar do programa de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho no DF, o Lab-INCLUi

Correio Braziliense
postado em 07/12/2020 10:01 / atualizado em 07/12/2020 10:11
Programa quer aumentar a contratação das pessoas com deficiência no DF -  (crédito:  Paulo H.Carvalho)
Programa quer aumentar a contratação das pessoas com deficiência no DF - (crédito: Paulo H.Carvalho)

O Governo do Distrito Federal (GDF) quer implementar um programa de qualificação profissional para reforçar a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio de um laboratório. O Lab-INCLUi será uma iniciativa de apoio a projetos de empreendedorismo e capacitação voltados especialmente às pessoas com deficiência.

No Distrito Federal, menos de 30% das vagas oferecidas, nas agências do trabalhador, para pessoas com deficiência são preenchidas. Para melhorar o índice e realizar a inclusão desse público no mercado de trabalho, a iniciativa irá selecionar organizações da sociedade civil (OSC) para, em parceria com a Secretaria de Trabalho (Setrab), implementar e administrar o Lab-INCLUi. As instituições devem buscar o edital completo do projeto até essa segunda-feira (7/12), presencialmente ou pelo site da secretaria.

O secretário do Trabalho, Thales Mendes, explica que o LAB-INCLUi vai ajudar no campo de manufatura de materiais para pessoas com deficiência, como cadeiras de rodas e próteses 3-D. “Brasília hoje não possui empresas especializadas na manutenção e adaptação de cadeiras de rodas, por exemplo. Por isso, nosso foco não é só inserir, mas também constituir novos profissionais que possam dar manutenção nestes equipamentos”, ressalta.

Inscrições

As instituições podem acessar o edital de duas maneiras: diretamente na sede da Setrab (Setor Comercial Sul – SCS, Quadra 06, Lotes 10/11, Edifício Guanabara, 6º Andar), das 9h às 12h e das 14h às 18h, em dias úteis ou pelo site da secretaria .

Com o edital em mãos, as organizações interessadas devem enviar para a Setrab suas respectivas documentações, comprovação de expertise e plano de trabalho. Munida dos dados, a comissão de seleção da pasta fará a classificação das instituições e, a partir daí, vai escolher a melhor proposta para assinar o termo de colaboração definitivo. A previsão da Secretaria é de que isso ocorra ainda este mês.

Parceria

O LAB-INCLUi é mais cooperação entre a Setrab e a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SPD). Um dos exemplos disso é a Agência do Trabalhador da 112 Sul, referência no atendimento para pessoas com deficiência, equipada com equipe de tradução em libras e pisos táteis. Os esforços em conjunto já produziram resultados expressivos: este ano, o DF se tornou líder em inserção de PCD no mercado de trabalho.

A secretária de Pessoa com Deficiência, Rosinha do Adefal, ressalta alguns esforços que a pasta faz junto ao setor produtivo e que poderão ser beneficiados pela iniciativa. “Fazemos uma orientação às empresas sobre aquilo que elas precisam investir em tecnologias, melhorias físicas, cursos de libras, entre outras coisas”, afirma.

 *Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação