"O que nos parece uma provação amarga pode ser uma bênção disfarçada"
Oscar Wilde, escritor
Selo vai garantir comércio seguro na pandemia
O consumidor vai ganhar uma importante referência na hora de decidir entrar em um estabelecimento comercial. Lojas, bares, shoppings e restaurantes que estiverem cumprindo rigorosamente os protocolos de saúde pública vão receber uma certificação. Isso será identificado por meio de um selo, um adesivo (foto) afixado de forma visível nos estabelecimentos.
A iniciativa é da Fecomércio-DF em parceria com a Fibra no DF. Os donos de comércios e de empresas em geral terão de assinar um termo de compromisso em que se responsabilizarão pelo cumprimento de todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus.
Dê preferência
A meta é chegar a 60 mil estabelecimentos. A iniciativa será lançada hoje, às 16h, pelas entidades do setor produtivo, em uma videoconferência.
Uma campanha também conscientizará as pessoas a dar preferência aos locais que ganharem o selo “Estabelecimento Responsável”.
União de forças
“Diante do cenário atual, tomamos todas as medidas para que o governo veja que estamos fazendo nosso dever de casa. A população também precisa se conscientizar e ajudar no combate à covid-19. O selo vai chancelar locais seguros para os consumidores”, afirma o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia.
Governadores querem menos participação do BB pelo FCO
Os governadores do Centro-Oeste pressionam pela redução da remuneração do Banco do Brasil pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).
Eles reclamam que o banco, responsável pela aplicação dos recursos e atendimento dos interessados, fica com o equivalente a 20% do repasse anual do Orçamento da União para o FCO. O dinheiro é retido como remuneração para gerenciar o risco das operações.
Baixa inadimplência
No entanto, a inadimplência do fundo é baixíssima — cerca de 0,3%. Os governadores alegam que esse dinheiro faz falta tanto para o financiamento do empreendedorismo quanto no caixa dos governos.
Depende do Congresso
A questão não é simples de se resolver e envolve mudanças na lei que rege os fundos; por isso, depende do Congresso Nacional.
O assunto foi tema da reunião de ontem no Conselho de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel), da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), por videoconferência.
Reunião no DF
O DF foi representado pelo vice-governador, Paco Britto (Avante), que ofereceu o Distrito Federal para sediar a próxima reunião presencial com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. A agenda está prevista para a segunda quinzena de janeiro.
Arte de Brasília em grife mineira
Augusto Correa, 20 anos, pintor Down de Brasília, teve seus desenhos escolhidos pela grife PIM de Belo Horizonte (BH) para uma linha em seda de cangas, lenços e bolsas.
Ele foi pessoalmente a BH para o lançamento, que teve como modelo Vitória Salgado. Augusto deu autógrafos, ajudou a vender e fez desenhos ao vivo para as clientes.
Esportes
Augusto pinta desde os 15 anos e já fez três exposições: no Senado e, a última, no Centro Cultural do TCU. Além da pintura, ele adora esportes, mergulha em alto-mar e é faixa-preta de judô.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.