Capital S/A

"Tudo se transforma em alvorada nesta cidade, que se abre para o amanhã" Juscelino Kubitschek

Samanta Sallum
postado em 09/12/2020 00:31 / atualizado em 09/12/2020 00:32
 (crédito: Sebrae-DF/Divulgação)
(crédito: Sebrae-DF/Divulgação)

 

Uma horta em cada porta

Um empreendedor de Brasília transformou a paixão pela terra em voluntariado e negócio de sucesso. Juarez Martins, 59 anos, criou a Horta Linda. A empresa mostra que cultivar alimentos em casa é mais fácil do que parece, além de atender também grandes instituições. Juarez chegou a Brasília há quase 40 anos, vindo do interior de Goiás. Entre suas memórias de infância, a horta cultivada pela mãe. Nunca esteve nos planos se dedicar a isso profissionalmente, apesar de ter formação em gestão ambiental. “Sou muito ligado à terra, mas as minhas hortas eram para o consumo da minha família”, conta.


Pioneiro na produção de húmus

Para aperfeiçoar suas técnicas de cultivo, ele procurou cursos no Sebrae no DF, na Embrapa e Emater. Na década de 1990, foi aluno no pioneiro curso de produção de húmus de minhocas, organizado pelo Sebrae no sindicato rural. E sua horta caseira chegou a ser destaque em programas de tevês sobre agricultura.


Trabalho social

Da dedicação pela terra, surgiu o projeto de voluntariado socioambiental Uma Horta em cada Porta, que ajuda comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo creches e asilos, a fazer hortas produtivas e terapêuticas. O projeto já passou por Ceilândia, Paranoá, Cidade Estrutural e outras cidades do Entorno do DF.


Consultorias

Quando se aposentou, em 2018, a paixão pela terra virou ideia de negócio. Surgiu a Horta Linda, empresa que hoje vende kits completos para criação de hortas, fornece consultorias, oficinas e até participa de eventos, mostrando que cultivar alimentos em casa não tem mistério.


Crescimento orgânico

A empresa se firmou no mercado e tem conquistado cada vez mais espaço. O resultado do esforço é um empreendimento sustentável e que cresce de maneira orgânica, assim como suas plantas. “O que eu fazia de modo amador agora é feito de forma mais organizada e assertiva, isso trouxe cliente.” Instagram: @hortalindabsb


Brasília Museu Aberto

O prédio do Congresso Nacional ganhará imagens por meio de projeções mapeadas que contam a história dos 60 anos da capital federal. O evento, no dia 17, marca a abertura da exposição Brasília Museu Aberto. A mostra ganhou formato digital e será apresentada em painéis de LED da Alumi Out of Home, espalhados em locais estratégicos da cidade de 18 de dezembro a 17 de janeiro.


Apoio do Sesi

O projeto, patrocinado pelo Sesi nacional, já passou por 12 países. Estava programado para ocorrer em abril, no Salão Negro do Congresso Nacional, dentro da programação dos festejos dos 60 anos da capital. “Com a pandemia, tudo mudou e tivemos de nos reinventar”, conta a curadora, Danielle Athayde.


Imagens raras

Fazem parte da mostra fotos de obras de arte da época da construção da cidade e imagens raras de JK, Oscar Niemeyer, Lucio Costa e Athos Bulcão.

Aberta ao público

A projeção ocorrerá das 19h às 23h e estará aberta ao público, que poderá assistir com distanciamento social e máscara.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação