Com a participação de muitos representantes do setor produtivo e do Governo do Distrito Federal (GDF), foi lançado o selo Estabelecimento Responsável. A partir de agora, os que cumprirem todas as medidas de prevenção e higienização referentes ao coronavírus receberão o certificado.
O objetivo é informar ao consumidor os locais prontos para funcionar com segurança. A medida tem o apoio de vários empresários e sindicatos. O selo será afixado em locais visíveis nos estabelecimentos. E uma campanha será realizada para que o consumidor dê preferência aos locais que tiverem a certificação.
A meta é alcançar 70 mil pontos comerciais na capital, entre lojas, bares, shoppings, restaurantes e empresas em geral. A iniciativa é da Fecomércio-DF, em parceria com a Federação das Indústrias no DF.
Decreto
O vice-governado do DF, Paco Britto, pediu respeito ao selo. O evento foi realizado por videoconferência. “Eu gostaria de parabenizar essa iniciativa da Fecomércio e de todos os empresários. Não será por maus empresários que os outros vão pagar. É uma conscientização de todos. Vamos dar as mãos para o comércio permanecer aberto de forma segura e que isso ajude a economia”, disse Paco Britto.
Segundo o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, o selo será mais uma medida adotada para proteger clientes e lojistas, além de mostrar que os empresários da cidade estão cumprindo o seu papel. “Temos muito receio de que esse problema possa se agravar e não queremos receber a notícia de que o comércio vai fechar. Estamos mostrando à população e ao governo nosso compromisso com a saúde de todos”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, José Eduardo, também participou da videoconferência e destacou que a Fecomércio tem buscado “medidas responsáveis e conscientes.”
Várias entidades manifestaram apoio à campanha. “Nós não somos os vilões nessa história de contaminação. E essa iniciativa pode ajudar a mostrar isso”, disse Jael Antônio, presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do DF.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), Edson de Castro, lembrou que medidas de conscientização já estão sendo feitas pela entidade e que o selo chancela os bons empresários. “Separa o bom do mau lojista”, afirmou.
O superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, destacou que a entidade concedeu mais de 120 mil horas de consultoria para micro e pequenos empreendedores como forma de ajudá-los neste momento. Para ele, o selo é mais uma importante ação no combate à proliferação do vírus. “Parabenizo a Fecomércio-DF pelo Selo Estabelecimento. Esse vírus não escolhe idade, nem cor, nada. Precisamos nos prevenir e a Federação poderá contar conosco”, disse Valdir.
O empresário Paulo Octávio também participou do evento. “Fico feliz com a participação ativa da Fecomércio, entendendo esse momento único. É a primeira guerra mundial que a nossa geração participa. Importante o trabalho, intermediando as ações com o governo. Essa campanha do selo vem em boa hora. Dando apoio ao lojista, garantimos a segurança a quem mais interessa: o cliente”, pontuou.
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