Capital S/A

Brasília é um olho azul cintilantérrimo que me arde o coração Clarice Lispector

Samanta Sallum
postado em 10/12/2020 22:40 / atualizado em 10/12/2020 22:41
 (crédito: CNI/Divulgação)
(crédito: CNI/Divulgação)

Vendas para o amigo-oculto

As reuniões entre funcionários de repartições e empresas públicas e privadas já começam neste fim de semana, apesar da pandemia. Todos de máscara.

O acessório de proteção, com tecidos mais sofisticados e estampas criativas, se tornou também produto
para presentear o amigo-oculto.

Dos R$ 300 milhões que o Natal injetará no comércio do DF, R$ 15 milhões serão decorrentes da compra de presentes para o amigo-oculto.

É o que indica estudo do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista).

CDs (ainda bastante comercializados em feiras a preços populares), roupas, objetos para o lar e meias serão os presentes mais vendidos.


Menos gasto

“Por causa da pandemia, os gastos por consumidor cairão de R$ 90 no ano passado para R$ 60”, aponta o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro.

A entidade representa 30 mil lojas de entrequadras e shoppings em todo o Distrito Federal.


Demissões

O 13º salário este ano colocará R$ 6,6 bi na economia do DF contra R$ 7,6 bi do ano passado, uma consequência da pandemia, que provocou a demissão de mais de 10 mil pessoas no DF, estima o Sindivarejista.


Mais proteção à propriedade intelectual

O crescimento do comércio eletrônico e a necessidade de agilizar o registro de patentes de produtos, como vacinas, trazem novos desafios para a proteção da autoria intelectual de inovações e produtos.

Para combater o comércio ilegal e a pirataria, será lançada, hoje, a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual pelo governo federal.


Preocupação da CNI

O Brasil terá, pela primeira vez, um plano com ações coordenadas para a área nos próximos 10 anos.

A medida resulta de um pleito da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Isso tornará o sistema de propriedade intelectual do país mais forte”, afirma Carlos Abijaodi, diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI.

A execução da estratégia será coordenada por Grupo Interministerial presidido pelo Ministério da Economia.


Brasilienses ganham sorteio da BB Seguros

A BB Seguros realiza, na próxima segunda-feira, mais um sorteio da promoção Perfil de Ganhador com o segundo prêmio de R$ 90 mil.

Dois dos 18 ganhadores foram do Distrito Federal. O ganhador mais recente do DF saiu em 30 de novembro, com um prêmio de R$ 10 mil. E não precisa ser cliente para participar.

Para compartilhar

“A mecânica criada é divertida e esperamos que quem se cadastrar compartilhe com os amigos e traga novos potenciais clientes para a promoção”, diz Daniel Kegler, executivo da área Comercial e de Marketing da BB Seguros, empresa com sede no Distrito Federal.

 Inscrições

Iniciada em julho, a promoção, que já sorteou R$ 210 mil, termina em 28 de dezembro. Qualquer pessoa pode participar. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 no site www.perfildeganhador.com.br.


Pinturas da cidade em calendário

As tesourinhas, os ipês em momentos de florada, o foguetinho do Parque da Cidade. O cenário brasiliense ilustra o olhar delicado e poético do calendário de 2021 da série Bsb 2020, assinado pela artista plástica Carmen San Thiago.

“Há 10 anos, tenho observado os meses em Brasília e o encanto das cores das estações. A cidade pode ser muito verde em determinada época, muito vermelha em outra. Há tantas belas variáveis. Com chuva ou sem chuva, é possível enxergar muitas cores na cidade”, diz Carmen.


Telas na pandemia

Carmen produziu grande parte das telas neste período de isolamento social durante a pandemia. O lançamento do calendário será amanhã, das 10h às 18h, na Banca da Conceição, na 308 Sul.
Carmem tem o ateliê A Caixa do Olho e expõe os trabalhos no site carmensanthiago.com.br.


Cenas do Rock Brasília em livro

Os fotógrafos Nick Elmoor e Ricardo Junqueira, da agência Pós-New, clicaram os bastidores e cenas históricas de shows, ensaios e gravações do Rock Brasília, que tomou conta do Brasil com Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial, entre
outras bandas.

Agora reuniram material inédito para o livro Pós-New Brasília, com fotos icônicas
entre os anos de 1981 e 1989 que ficaram guardadas por 30 anos.

 
Biografia fotográfica

O livro Pós-New Brasília — uma biografia fotográfica de um tempo que não foi perdido, será comercializado na página do Catarse, www.catarse.me/posnew, até 31 de dezembro de 2020. Os autores também buscam patrocínio para poder aumentar a tiragem do livro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Arquivo Pessoal
    Arquivo Pessoal Foto: Arquivo Pessoal
  • Arquivo Pessoal
    Arquivo Pessoal Foto: Arquivo Pessoal
  • Pós-New/Divulgação
    Pós-New/Divulgação Foto: Pós-New/Divulgação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação