Astronomia

Animação mostra como brasilienses verão o eclipse solar a partir da capital

Esquema mostra Lua encobrindo o Sol e visual percebido a partir da capital federal durante o pico do fenômeno

Correio Braziliense
postado em 14/12/2020 13:46 / atualizado em 14/12/2020 14:32
 (crédito: Timeanddate/reprodução)
(crédito: Timeanddate/reprodução)

O último eclipse solar de 2020 pode ser acompanhado nesta segunda-feira (14/12) em algumas capitais do Brasil. Segundo esquema animado do site de observação TimeandDate, em Brasília, será possível ver o fenômeno começar a encobrir o Sol a partir de 13h05. Em vídeo, é possível ver como o céu do Distrito Federal ficará com a cobertura de 8,5% de sua forma.

O ápice da visibilidade na capital deve ocorrer as 14h03. O evento deve se encerrar às 14h55. Por termos apenas visão parcial do fenômeno, não haverá variação de luminosidade ou sensação térmica. Cidades da Argentina e Chile poderão ver 100% da estrela coberta.

A visibilidade do Eclipse Solar varia em cada região do Brasil, desta forma, apenas as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, terão possibilidades de presenciar o Eclipse Solar parcial. A animação mostra como é aproximadamente o eclipse em Brasília.

O eclipse solar parcial ocorre quando apenas uma parte do Sol é encoberta pela Lua. Nas regiões de penumbra, o eclipse é chamado de parcial e a Lua cobre apenas parte do Sol.

O eclipse solar total poderá ser acompanhado online pela plataforma da TV NASA com uma câmera ao vivo. A cobertura está sendo feita em inglês e espanhol.

Cuidados ao observar eclipses

Apesar da curiosidade que o fenômeno instiga, segundo a NASA, “nunca é seguro olhar diretamente para os raios do sol - mesmo se o sol estiver parcialmente obscurecido”. A radiação UV do Sol pode queimar as retinas dos olhos, causando danos permanentes ou até cegueira. “Durante o curto período em que a lua obscurece completamente o sol - conhecido como o período da totalidade - é seguro olhar diretamente para a estrela, mas é crucial usar proteção durante a continuação do evento”.

Os seguintes materiais nunca devem ser usados para visualizar um eclipse solar: óculos de sol de qualquer tipo, filme colorido, filme de raio-x médico, vidro fumado e disquetes. A única maneira de ver o Sol com total segurança - eclipsado ou não - é projetar ou filtrar os raios solares. Segundo a NASA, se a intenção for olhar para o céu, filtros devem atender o padrão internacional de segurança ISO 12312-2. A recomendação da agência espacial é usar óculos próprios para eclipse ou óculos de soldador classificados como 14 ou superior.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação