Saúde

Tomógrafos do Hospital de Base não estão funcionando

Os dois tomógrafos da unidade não funcionam e pacientes precisam buscar outros hospitais da rede

Mariana Machado
postado em 14/12/2020 16:24 / atualizado em 14/12/2020 16:25
O tomógrafo é equipamento importante na detecção de doenças como a covid-19 -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
O tomógrafo é equipamento importante na detecção de doenças como a covid-19 - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Os dois tomógrafos disponíveis no Hospital de Base do Distrito Federal não estão funcionando. Pacientes relataram ao Correio, que precisam buscar outras unidades para realizar os exames. O problema afeta, inclusive, pessoas infectadas pelo novo coronavírus, que precisam quebrar o isolamento em busca do atendimento.

Procurado, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) confirmou a informação e alegou que, como um dos equipamentos ainda está com a garantia vigente, a empresa responsável já foi acionada para fazer os reparos.

No caso do segundo aparelho, a Superintendência Operacional entrou em contato com a empresa responsável pela manutenção. "A previsão é de que até amanhã (15/12), pelo menos um dos equipamentos esteja funcionando", informou o Iges por nota oficial.

De acordo com o instituto, o direcionamento de pacientes a outros hospitais da rede para fazer os exames, não prejudica o tratamento. "Reforçamos, ainda, que o Hospital de Base (HB) adotou diversos protocolos de segurança para evitar contaminação de covid-19 e que não existe surto intra-hospitalar na unidade."

As tomografias são usadas no tratamento de diversas doenças. Os aparelhos permitem captar imagens detalhadas de diversas partes do corpo, permitindo aos médicos visualizar o esqueleto, vias aéreas e órgãos internos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação