Eleição

Rafael Prudente é reeleito presidente da CLDF

O parlamentar contou com apoio de 21 distritais. Reginaldo Veras (PDT) teve dois votos

Alexandre de Paula
postado em 15/12/2020 10:15 / atualizado em 15/12/2020 14:12
A recondução dentro do mesmo mandato foi permitida após alteração na Lei Orgânica do DF -  (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
A recondução dentro do mesmo mandato foi permitida após alteração na Lei Orgânica do DF - (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

O deputado distrital Rafael Prudente (MDB) tornou-se o primeiro presidente reeleito da Câmara Legislativa do Distrito Federal na manhã desta terça-feira (15/12). Ele contou com o voto de 21 dos 24 parlamentares. Rodrigo Delmasso (Republicanos) deve seguir na vice-presidência.

Após alteração na Lei Orgânica no ano passado, a recondução dentro do mesmo mandato passou a ser autorizada. A própria mudança foi uma vitória do emedebista. Antes dele, diversos nomes tentaram emplacar a alteração, mas acabaram fracassando.

O outro candidato, Reginaldo Veras (PDT), teve dois votos (o dele e do candidato a vice, Leandro Grass). Fábio Felix completou a lista dos que não votaram em Prudente. O distrital do PSol se absteve.

Veras e Grass reforçaram a defesa por uma Câmara independente do Buriti, mas Prudente refutou a ideia de que o Legislativo tenha se subjugado ao Executivo neste biênio. "Para falar sobre independência, tivemos um recorde de vetos derrubados. Dos 330 projetos aprovados, mais de 70 são vetos", afirmou.

Prudente destacou projetos de modernização da Casa e a economia de recursos. "Sem alarde, vamos devolver nesse biênio mais de R$ 130 milhões. Todo esse esforço permitiu que saíssemos de 45% para 75% no grau de importância constitucional na avaliação da população."


Gestão

Prudente fez uma gestão, nos primeiros dois anos, sem escândalos e com algumas polêmicas, como a CPI da Pandemia e as mudanças no plano de saúde da Casa.

Do mesmo partido de Ibaneis, manteve boa relação com o Buriti e foi importante para que o Executivo conseguisse emplacar projetos importantes e complicados, como a extinção das pecúnias, a reforma da Previdência local e o Refis.

A atuação dele para barrar a CPI da Pandemia também o fortaleceu com o Executivo. Na visão dos governistas, a investigação seria uma artimanha política da oposição para enfraquecer a gestão atual. Prudente adotou postura firme e segurou publicamente a pressão de deputados contrários a Ibaneis enquanto o governador pôde manter discrição no caso.

Com perfil conciliador, ele conseguiu fechar o apoio da ampla maioria da Casa com antecedência e garantiu uma reeleição sem sustos.


Confira como ficou a Mesa Diretora:

Presidente — Rafael Prudente (MDB)
Vice — Rodrigo Delmasso (Republicanos)
Primeiro secretário — Iolando Almeida (PSC)
Segundo secretário — Robério Negreiros (PSD)
Terceiro secretário — Sardinha (Avante)
Corregedor — Hermeto (MDB)
Ouvidor — Fernando Fernandes (Pros)

Presidência das comissões:

CCJ - Jaqueline Silva (PTB)
CEOF - Agaciel Maia (PL)
CAF - Claudio Abrantes (PDT)
CAS - Martins Machado (Republicanos)
CESC - Arlete Sampaio (PT)
CEDESTMATC - Júlia Lucy (Novo)
CDH - Fábio Felix (PSol)
CDC - Chico Vigilante (PT)
CFGTC - José Gomes (PSB)
CMob - Valdelino Barcelos (Progressistas)
CSEG - Roosevelt Vilela (PSB)
CPelo - Eduardo Pedrosa (PTC)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação