Previsão do Tempo

Será que chove no DF hoje (16/12)? Que nada! O dia fica quente e seco

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diz que para a meteorologia o verão já chegou, apesar de, oficialmente, a estação ter início no dia 21

Jéssica Moura
postado em 16/12/2020 08:24
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Apesar de o verão só começar oficialmente na próxima segunda-feira (21/12), o calor intenso e as pancadas de chuva atestam que no Distrito Federal, a estação já começou. A quarta-feira (16/12) amanheceu sob sol forte e há poucas nuvens no céu. Os termômetros devem registrar até 33ºC na tarde de hoje. Na madrugada, a mínima foi de 17ºC. A umidade relativa do ar varia entre 85% a 30%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A massa de ar seco que atua sobre a região Centro-Oeste reduz a nebulosidade e também as chances de chuva até sexta-feira (18/12), quando o tempo deve começar a virar, para aliviar o calorão. "O período chuvoso está estabelecido. Em alguns momentos tem uma paradinha da chuva, mas logo em seguida entra umidade e, com o calor, chegam as pancadas", explica o meteorologista Olívia Bahia.

Neste cenário, a previsão para o fim de semana é de tempestades em áreas isoladas. "Não duvidaria. No verão não tem muito o que fazer, qualquer chuva vem acompanhada de alguma instabilidade mais forte", ressalta. Enquanto a chuva não retorna à capital federal, os brasilienses podem aproveitar os dias de sol ao ar livre. "Usar bastante protetor solar, beber líquidos, já que não tem chuva com raio, tem que se proteger", recomenda Olívio.

Lembrando que, ao sair de casa, a população deve respeitar as normas sanitárias para evitar a disseminação do novo coronavírus. O uso de máscara, a limpeza das mãos com álcool a 70% e o distanciamento social mínimo de dois metros, estão entre as medidas de segurança. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE