Saúde

Samu recebe doação de 40 oxímetros de pulso

Os equipamentos são utilizados durante os atendimentos emergenciais prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

Correio Braziliense
postado em 16/12/2020 12:36 / atualizado em 16/12/2020 12:37
A doação permitirá ao Samu atendimento com mais precisão de pacientes com insuficiência respiratória -  (crédito: Divulgação/Samu)
A doação permitirá ao Samu atendimento com mais precisão de pacientes com insuficiência respiratória - (crédito: Divulgação/Samu)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu doação de 40 oxímetros de pulso. Os aparelhos serão utilizados durante os atendimentos emergenciais, em todo o Distrito Federal. Os oxímetros foram doados à Secretaria de Saúde pela empresa Mazimus Serviços Especializados.

“O oxímetro de pulso é um aparelho relativamente simples, porém nos fornece dados de forma imediata, como nível de oxigênio no sangue bem como frequência cardíaca”, destacou o diretor substituto do Samu, Rafael Rodrigues. Sendo assim, o oxímetro de pulso é apropriado para o uso dos profissionais de saúde para medir a oxigenação em relação ao tempo e de forma precisa no próprio local de atendimento.

A distribuição começou nesta terça-feira (15/12) e contemplará as 30 viaturas que estão em circulação, além do serviço aéreo e o núcleo de medicina do trabalho. De acordo com o Samu, as viaturas já contavam com esses aparelhos, porém não eram novos. Eles substituirão todos os aparelhos antigos.

“Em meio à pandemia de covid-19, os atendimentos de sintomáticos respiratórios aumentaram consideravelmente. O oxímetro de pulso é uma ferramenta imprescindível para as equipes, bem como para o médico regulador promover sua conduta”, explica o diretor substituto.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação