O Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no tratamento da covid-19 no Distrito Federal, terá um novo diretor. O médico psiquiatra Ulysses Rodrigues de Castro foi exonerado após nove meses no cargo. No lugar dele, assume o médico da família e comunidade, Paulo Roberto da Silva Junior. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (17/12).
Em entrevista ao Correio, Ulysses avalia que fez, junto com os trabalhadores do hospital, uma boa gestão. “Eu não fiz uma direção sozinho. Foi uma gestão democrática, onde eu procurei ouvir toda a equipe. Nós tínhamos o objetivo de salvar vidas e cumprimos. Eu saio com o coração tranquilo, feliz, sabendo que nós fizemos uma gestão para todos, seja médico, seja faxineiro", avaliou.
O médico psicanalista deseja que o novo diretor, além de sucesso, tenha um bom diálogo com os trabalhadores. Para o futuro, Ulysses, que também é professor, espera poder atuar na área acadêmica. “Eu quero agora passar meu conhecimento para os alunos da graduação e da pós-graduação”, contou.
Desde o início da pandemia, essa é a quarta vez que ocorre a troca na direção do Hran. Em março deste ano, o então diretor Leonardo Ramos pediu demissão e foi substituído pela médica Fabiana Loureiro Binda do Vale. A médica foi exonerada após cinco dias no cargo e passou a presidir a comissão hospitalar de órtese, prótese e materiais especiais para uso cirúrgico do Hospital Regional da Asa Norte.
Em seguida, ainda em março, a médica Christie de Freitas Queiroz Berberian Trentini assumiu o cargo no dia 17, mas, depois de um dia, o governador do DF Ibaneis Rocha decidiu nomeá-la para chefiar a Coordenação de Atenção Especializada à Saúde, da Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde. Ulysses Rodrigues de Castro foi nomeado o novo diretor no dia 18 do mesmo mês.
Sobre o motivo da exoneração, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) respondeu que "os cargos comissionados são de livre provimento" e que "nomeações e exonerações ocorrem de acordo com a avaliação das chefias e do governo (local)".
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.