Reconhecimento

Hospital da Criança recebe certificação por alto padrão de qualidade e gestão

HCB é o primeiro da rede pública do DF a receber o selo "Acreditado com Excelência". No país, dos 166 hospitais com o nível mais alto de certificação, apenas 26 unidades não são particulares

Correio Braziliense
postado em 17/12/2020 19:49
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) concedeu, nesta quinta-feira (17/12) o selo de “Acreditado com Excelência” ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Este certificado reconhece instituições de saúde que atingem padrões elevados de segurança, qualidade e gestão integrada, além de considerar que a cultura organizacional busca a melhora contínua.

O HCB é o primeiro “Acreditado com Excelência” da rede pública do Distrito Federal. A unidade passou a integrar o grupo dos 331 hospitais certificados pela ONA, sendo que deste total, 166 possuem o nível mais alto de certificação e apenas 26 são hospitais públicos. No Brasil, além do HCB, outros dois hospitais públicos pediátricos possuem esse nível: um em São Paulo e outro no Pará.

O novo nível de acreditação, resultado de processo de avaliação realizado em novembro, classificou a segurança do HCB como nível 1 e a gestão como 2. Além disso, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar recebeu o reconhecimento de outras instituições em 2020. A Fundação Instituto de Administração (FIA) concedeu à unidade o prêmio "Latin American Quality Awards 2020", pela gestão de negócios, comprometimento com o modelo de excelência Lean e desenvolvimento abrangente comprometidos em alcançar o futuro ideal para o ano de 2030.

A unidade de saúde também conquistou o Certificado de Qualidade do Ambiente de Trabalho da FIA. O documento reconhece o esforço da gestão em promover um ambiente profissional harmonioso e agradável. Em pesquisa de clima organizacional realizada em 2020 com os funcionários, foi alcançado o índice de satisfação de 79,6. A pesquisa também apontou que 92,9% dos funcionários sentem orgulho de trabalhar no HCB.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação