A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) definiu os níveis mínimos de água que devem ser mantidos no Lago Paranoá para garantir o abastecimento do DF em 2021. A medida foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (18/12).
Segundo a publicação, um Grupo de Acompanhamento vai verificar se as regras estabelecidas para tanto estão sendo cumpridas. O documento também traz diretrizes quanto à vazão na barragem que deve ser seguida pela Companhia Energética de Brasília (CEB).
O nível da água definido pela agência, também chamado de altimétricos, diz respeito à quantidade e à qualidade da água utilizada pelos usuários, e impacta atividades como a navegabilidade, a diluição de efluentes e a geração de energia, por exemplo. Por isso, é preciso manter os níveis adequados para o usufruto do Lago.
O nível mais alto foi definido para agosto do ano que vem: 100,29 metros. Há dez anos, no mês de dezembro, a Adasa divulga os números de referência para o ano seguinte.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.