Coronavírus

Plano de vacinação do DF apresenta 9 redes de frios e 169 salas de vacina

Números de planejamento inicial podem sofrer alterações após a confirmação de vacinas aprovadas e disponibilizadas pelo Governo Federal. Uma rede de frio está em processo de locação

Alan Rios
postado em 18/12/2020 13:40 / atualizado em 18/12/2020 13:40
O Plano de Vacinação foi apresentado na manhã desta sexta no Palácio do Buriti -  (crédito: Alan Rios/CB/D.A.Press)
O Plano de Vacinação foi apresentado na manhã desta sexta no Palácio do Buriti - (crédito: Alan Rios/CB/D.A.Press)

O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou, nesta sexta-feira (18/12), o Plano Distrital de Vacinação contra a covid-19. O planejamento detalhou a capacidade inicial da Secretaria de Saúde para atender à população. Os números mostram que há uma rede de frio já instalada, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), outra em processo de locação e mais oito redes regionais, em cada área da região de saúde.

As redes de frios serão utilizadas para o armazenamento das vacinas contra a covid-19, assim que houver uma imunização aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e distribuída pelo Ministério da Saúde. Atualmente, ainda não há uma vacina aprovada no Brasil, então o GDF ressaltou, durante a apresentação, que não é possível prever datas de vacinações.

Os números apresentados mostram ainda que há 7 milhões e 800 mil agulhas e seringas, 169 salas de vacina, 150 carros e 1500 funcionários treinados no DF que serão utilizados na atuação do plano. Também podem ser realizadas parcerias com instituições públicas e privadas para aumentar a capacidade de ação da vacinação.

A Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, divulgou levantamento preliminar que mostrou a disposição de seis ultracongeladores disponíveis para eventual armazenamento de vacinas. O Hospital Universitário de Brasília (HUB) tem mais um, totalizando sete equipamentos disponíveis com capacidade de 300 a 600 litros. A Secretaria de Saúde informou, durante o evento, que a universidade ainda não apresentou essas informações à pasta.

Grupos prioritários

O GDF dividiu o Plano Distrital em quatro etapas. A primeira vai imunizar trabalhadores da saúde, pessoas de 75 anos ou mais e pessoas de 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência. A segunda fase será aberta para idosos de 60 anos ou mais. A terceira contemplará moradores com comorbidades, enquanto a última será destinada a professores e profissionais das forças de segurança e salvamento. Ao todo, 678.750 pessoas devem ser incluídas nessas quatro etapas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação