CAPITAL

Projeto Brasília Iluminada espalha o clima natalino pelo DF; veja a programação

O lançamento do projeto Brasília Iluminada — Capital da Esperança ocorreu, ontem, com queimas de fogos e apresentação do Coral e da Orquestra Filarmônica de Brasília. O evento segue até 17 de janeiro 

Cibele Moreira
postado em 19/12/2020 06:00 / atualizado em 19/12/2020 15:41
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O coração da capital federal ganha colorido diferente neste final de ano e entra no clima natalino com o projeto Brasília Iluminada — Capital da Esperança. A iniciativa, promovida pelo Governo do Distrito Federal, conta com 415.770m² de área enfeitada com luzes, árvores coloridas luminosas, espaço cultural para apreciar o céu da cidade, além de um presépio virtual entre a Esplanada dos Ministérios, Eixo Monumental e a Praça do Cruzeiro.

A inauguração ocorreu ontem e contou com queimas de fogos e apresentações do Coral e Orquestra Filarmônica de Brasília. Com tablados de madeira para demarcar o distanciamento social, os brasilienses assistiram à inauguração da iluminação na Praça do Cruzeiro. Famílias com crianças e até animais de estimação pararam um tempinho na semana para apreciar o pôr do sol com músicas natalinas.

A militar Bruna Lima, 37 anos, levou seus dois filhos, Laura, 18, e Lucas, 8, e o cachorro da família para curtir o lançamento do projeto. Encantada com a organização e tranquilidade, ela aprovou a iniciativa. “Acho fundamental termos um e evento como esse, ainda mais com toda a segurança possível. É uma festividade importante para os brasileiros e não podia passar em branco”, afirma.

Ela, que passa todo o dia pelo Eixo Monumental, viu a montagem da estrutura e procurou saber mais informações. A moradora da Asa Norte, então, se programou para assistir à apresentação da orquestra. “O mais interessante é essa valorização da cultura de Brasília, com a orquestra daqui. Estou curtindo bastante”, destacou.

A vendedora Zelma Pereira, 55, estava passando de carro pelo Eixo Monumental quando viu a movimentação na Praça do Cruzeiro com música ao vivo. Ao perceber que o evento tinha espaços separados e seguros contra a covid-19, ela decidiu parar. “Aqui é seguro, tem lugar específico para a gente se sentar. Quando eu teria oportunidade de ver uma coisa dessa? Estou impressionada”, relata. Para ela, esse evento foi um alívio de meses de pandemia, ficando só em casa.

Estrutura

O projeto compreende 10 eixos: Árvore Sonho e Realidade, árvores decorativas, Espaço Luz, Quadrante dos Presentes, Bolas Decorativas, Túneis Flor do Cerrado e Pórticos de Entrada, Praça do Buriti, point cultural Céu de Brasília, presépio virtual Luz do Mundo e o Trenó Luz. Em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, o público que visitar o complexo luminoso deverá manter o distanciamento de, pelo menos, dois metros entre as pessoas, salvo os grupos familiares. Também será obrigatório o uso de máscara pelos visitantes e colaboradores.

Em todo o DF

O projeto segue até 17 de janeiro, com shows de luzes com projeções acompanhadas de músicas variadas. A programação também inclui a carreata com o Trenó Luz, que levará o Papai Noel para várias regiões administrativas do Distrito Federal (veja Carreata do Papai Noel) e a carretada do Brasília Iluminada.

De acordo com Executivo local, o Brasília Iluminada também servirá como um polo positivo para a economia, gerando 6 mil empregos com 100% de mão de obra local, e turismo na capital. Ao longo do complexo, haverá espaço para artesanato e promoção da cultura brasiliense. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Economia, em parceria com as secretarias de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Social.

Carreata do Papai Noel

19/12 - Jardim Mangueiral e São Sebastião
20/12 - Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol
21/12 - Arniqueira, Águas Claras e Taguatinga
22/12 - Recanto das Emas e Riacho Fundo 2
23/12 - Santa Maria e Gama
25/12 - SIA, Guará, Vicente Pires e Brazlândia
26/12 - Plano Piloto
27/12 - Itapoã e Paranoá
28/12 - Samambaia
29/12 - Sobradinho e Planaltina 

Carreata Brasília Iluminada

19/12 - A partir das 16h30

- Santa Maria
- Gama
- Riacho Fundo II
- Samambaia
- Ceilândia e Psul 
- Sol Nascente
- Taguatinga

20/12 - A partir de 16h30

- Águas Claras
- Park Way 
- Arniqueiras
- Núcleo Bandeirante
- Candangolândia 
- Guará

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Ceia de Natal adaptada

 (crédito: Jéssica Andrade/CB/DA Press)
crédito: Jéssica Andrade/CB/DA Press

Festas de fim de ano são sinônimo de reunião em família. Juntar as pessoas que, muitas vezes, não vemos ao longo do ano sempre traz lembranças e comidas boas. No entanto, em 2020, as grandes reuniões terão de ser adiadas. Com a pandemia do coronavírus, a recomendação das instituições de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que as famílias evitem as aglomerações com o objetivo de impedir o contágio da doença.

Pensando nesta nova situação, chefs adaptaram e diminuíram as ceias de Natal. Bruno Barboza, 39 anos, é chef de cozinha há cinco anos e desde então trabalha com encomendas para o fim de ano. “Natal é uma data onde as pessoas buscam bastante o serviço, principalmente pela praticidade. É uma época que todos querem festejar e poucos querem cozinhar”, comenta.

Para este ano, ele conta que as encomendas estão sendo menores. A maior que recebeu foi para uma família de 10 pessoas. “Então, me parece que aquelas reuniões familiares em que juntavam-se a família toda, desde o bisavô até o último bisneto, serão um pouco reduzidas”, explica. O cardápio da empresa do chefe conta com opções de saladas, salpicão, arroz com amêndoas, batatas, peru, paleta de cordeiro e rabanadas. Todas são adaptadas para a quantidade que o cliente solicita e, segundo ele, “as guarnições todas são bem democráticas e a farofa é imbatível”.

As encomendas são feitas pelo Instagram @zuribuffet. Na biografia da rede social, há um link que leva direto para o WhatsApp do buffet, que fornece o cardápio com os preços e opções de pratos. Bruno está recebendo encomendas até terça-feira. As entregas são feitas em todas as regiões do Distrito Federal. De acordo com ele, durante a pandemia, os colaboradores estão fazendo testes periódicos, usam máscaras, que são trocadas regularmente, e protetores faciais.

Dificuldades da pandemia

Raymunda Alencar, 54 anos, é uma cozinheira que trabalha com buffet há oito anos, e oferece ceias natalinas há um bom tempo. Porém, nesse ano, tudo mudou. Em meio à pandemia, sem muitos eventos, a moradora do Paranoá pensou que o Natal viesse para iluminar as encomendas, mas não foi bem assim. “Esse ano não está bom e eu estou bem preocupada, porque tive só quatro entregas. Antes, eu tinha mais de 10 encomendas para o dia 24”, lamenta.

Em outros anos, durante o período natalino, a cozinheira contava com a ajuda de três pessoas, além do entregador. Segundo ela, a demanda era muito grande. Nesta próxima semana, trabalhará sozinha e, caso precise, contratará apenas o serviço de entrega. A cozinheira aceitará encomendas até a véspera de Natal.

O cardápio da Ray, como é conhecida, conta com itens tradicionais como chester, farofa, pernil, bacalhau, arroz dos mais diversos tipos, farofas variadas e saladas. Há, também, sobremesas como pudim, creme de frutas vermelhas e rabanadas. É possível pedir a ceia montada ou itens separados. Os valores variam entre R$ 250 e R$ 1.250. Em meio à pandemia, ela reduziu os pratos, que antes serviam 12 pessoas, para cinco. Para ver o cardápio completo e fazer o pedido, é só entrar em contato pelo telefone 9 8217-4701. As entregas têm valor e horário a combinar.

Para dois

Para a manicure Camila Dias Reis, de 31 anos, esse formato de ceia irá garantir a comemoração do Natal. Diferente das reuniões familiares anteriores, que chegavam a juntar mais de 20 pessoas, neste ano, Camila encomendou a ceia somente para ela e o marido. “Ano passado, a gente chegou a encomendar muita comida para levar para a ceia que foi feita na casa da avó do meu marido. Neste ano, a comemoração vai ser só entre nós dois, para preservarmos os familiares do grupo de risco”, explicou.

Como a festa de Natal é uma tradição para toda família, o combinado é que todos façam uma chamada de vídeo no dia da ceia. “Todo ano a minha família sempre se programa de fazer na casa de alguém. Eu vou fazer aqui na minha casa e nós vamos fazer uma chamada de vídeo com as outras pessoas. Não vai ser igual aos anos anteriores, mas, pelo menos, não vai passar em branco”, disse Camila.

*Estagiárias sob a supervisão de Adson Boaventura

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação