COVID-19

Aglomerações e interdição de shopping

Correio Braziliense
postado em 19/12/2020 22:12


O Distrito Federal vive — ao mesmo tempo — o aumento de casos e óbitos da covid-19 e o crescimento do fluxo de pessoas em aglomerações. O último boletim da Secretaria de Saúde mostra mais seis mortes registradas ontem e 622 novas contaminações, somando 4.138 óbitos e 243.834 infecções. A análise também evidencia que a população jovem vem carregando mais o vírus. Dos 7.131 casos ativos, 3.707 são de moradores do DF com até 39 anos. Na tarde de ontem, a Vigilância Sanitária precisou interditar o Taguatinga Shopping por mais de duas horas, após constatar “grande aglomeração de pessoas e desrespeito ao uso de máscara e ao distanciamento social nos corredores e na praça de alimentação”.

Horas depois, os fiscais também encontraram irregularidades no Alameda Shopping, na mesma região, e autuaram o estabelecimento. A reportagem do Correio ainda esteve na Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), onde registrou os mesmos problemas que colaboram para a circulação do vírus.

Durante a interdição do shopping, as portas foram fechadas e a segurança do local impediu a entrada de novos clientes até que o movimento de dentro reduzisse. “As administrações dos shoppings precisam organizar e controlar o fluxo de pessoas, especialmente nessa época de pandemia. É de responsabilidade desses estabelecimentos controlar o número de veículos no estacionamento, a circulação nos corredores e nas praças de alimentação, além de fiscalizar o uso da máscara”, declarou a gerente de Fiscalização da Vigilância Sanitária, Márcia Olivé. Por meio de nota, o Taguatinga Shopping confirmou a interdição do local e que “prontamente, cumpriu todas as determinações, sendo reaberto minutos depois”.

A Vigilância Sanitária intensificou as operações de fiscalização em cerca de 90 shoppings e centros comerciais do DF. Os trabalhos começaram na segunda-feira e vão até o dia 24 de dezembro. Três shoppings do Distrito Federal já sofreram alguma penalidade por descumprirem os protocolos sanitários. (A.R.)

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE