COVID-19

Aglomerações e interdição de shopping

Correio Braziliense
postado em 19/12/2020 22:12
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)


O Distrito Federal vive — ao mesmo tempo — o aumento de casos e óbitos da covid-19 e o crescimento do fluxo de pessoas em aglomerações. O último boletim da Secretaria de Saúde mostra mais seis mortes registradas ontem e 622 novas contaminações, somando 4.138 óbitos e 243.834 infecções. A análise também evidencia que a população jovem vem carregando mais o vírus. Dos 7.131 casos ativos, 3.707 são de moradores do DF com até 39 anos. Na tarde de ontem, a Vigilância Sanitária precisou interditar o Taguatinga Shopping por mais de duas horas, após constatar “grande aglomeração de pessoas e desrespeito ao uso de máscara e ao distanciamento social nos corredores e na praça de alimentação”.

Horas depois, os fiscais também encontraram irregularidades no Alameda Shopping, na mesma região, e autuaram o estabelecimento. A reportagem do Correio ainda esteve na Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), onde registrou os mesmos problemas que colaboram para a circulação do vírus.

Durante a interdição do shopping, as portas foram fechadas e a segurança do local impediu a entrada de novos clientes até que o movimento de dentro reduzisse. “As administrações dos shoppings precisam organizar e controlar o fluxo de pessoas, especialmente nessa época de pandemia. É de responsabilidade desses estabelecimentos controlar o número de veículos no estacionamento, a circulação nos corredores e nas praças de alimentação, além de fiscalizar o uso da máscara”, declarou a gerente de Fiscalização da Vigilância Sanitária, Márcia Olivé. Por meio de nota, o Taguatinga Shopping confirmou a interdição do local e que “prontamente, cumpriu todas as determinações, sendo reaberto minutos depois”.

A Vigilância Sanitária intensificou as operações de fiscalização em cerca de 90 shoppings e centros comerciais do DF. Os trabalhos começaram na segunda-feira e vão até o dia 24 de dezembro. Três shoppings do Distrito Federal já sofreram alguma penalidade por descumprirem os protocolos sanitários. (A.R.)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação