Tempo

Inmet prevê semana do Natal chuvosa, com poucas aberturas de sol

Semana começa com tempo instável e possibilidade de chuvas fortes neste domingo (20/12). A previsão se mantém para os próximos dias

Alan Rios
postado em 20/12/2020 09:18
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A semana do Natal começou, neste domingo (20/12), com aquele clima típico de fim de ano. O brasiliense não pode fazer bolas de neve como os personagens de filmes americanos, mas pode curtir a serenidade do tempo fechado, chuvoso, enquanto aproveita momentos de descanso de um ano difícil.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o domingo será um dia de pouco sol e alta umidade, o que se repete nos próximos dias. “Temos um céu com muitas nuvens, poucas aberturas de sol e chuva a qualquer hora do dia. No decorrer do período, há um certo aumento das temperaturas, que também provoca instabilidade e aumenta as chances de pancadas mais fortes, com rajadas de vento”, explica o meteorologista Heráclio Alves.

A temperatura máxima prevista é de 29ºC, enquanto a mínima é de 18ºC. Apesar das chuvas, Heráclio lembra que o brasiliense não deve sofrer muito com o frio. “Será uma semana mais molhada, bom para quem sentiu calor nos últimos dias, sem chuva, mas a temperatura não cai muito, até porque estamos no verão”, lembra. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 50%.

O meteorologista também fez um balanço do ano, até aqui. Heráclio diz que o começo de 2020 apresentou condições que fugiram um pouco do padrão. “Nos quatro primeiros meses, houve chuva acima do normal em algumas regiões. Em janeiro, isso ocorreu em todas as localidades, enquanto em fevereiro e março, em algumas choveu dentro do esperado”.

Neste mês, o DF está com 40% das chuvas esperadas para o período. Mas, como os próximos dias devem ser mais úmidos, o especialista acredita que dezembro termine dentro da normalidade esperada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação