Criatividade em nome de uma causa
A LUMAS é uma empresa de moda brasiliense criada este ano por três jovens que decidiram se lançar como empreendedoras. Nasceu com o desejo de promover o protagonismo feminino, por meio de mensagens de impacto em um negócio sustentável. Fernanda Sales, Laura Christine e Yasmin Franklin são os nomes à frente da marca de camisetas. Fernanda, 37 anos, é cientista política, formada na Universidade de Brasília (UnB), e trabalhou na área de marketing da Ambev. Yasmin, 25, é bióloga formada, pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). E Laura, 21, estudante de design gráfico no Centro Universitário Iesb.
Engajamento
Consumir com propósito, aliado a uma causa, faz parte, hoje, do comportamento das pessoas. Engajadas nisso, as jovens lançaram a coleção Cápsula, que inclui camisetas, home spray para roupas e ambientes, flâmula decorativa e ecobag.
Autoestima
“Estamos superempolgadas com a nova coleção, que criamos com muito cuidado e pesquisa para empoderar ainda mais mulheres”, diz Fernanda Sales. São 16 modelos de camisetas com frases que reforçam a autoestima feminina.
Diversidade
Toda a cadeia produtiva da LUMAS é de mulheres, e a produção valoriza a diversidade, a cultura local, além do uso de materiais ecofriendly. Confira no site www.lumasfly.com.br ou na loja Guide Shop Lumas, no Casa Park.
O farol na tempestade: como empresas enfrentaram a crise
Desde setembro, a coluna vem contando histórias de empreendedores que, durante a pandemia, conseguiram superar a crise, reinventar os negócios e prosperar. Muitos deles receberam o apoio do Sebrae-DF para replanejar as empresas e, especialmente, entrar no mundo digital. “Primeiro, o próprio Sebrae se reinventou. Foi um grande aprendizado. Transformamos conceitos e princípios, para, logo em seguida, levar isso aos empreendedores”, conta Valdir Oliveira, superintendente do Sebrae-DF.
Mudar para reagir
Ele lembra que, em 13 de março, o Sebrae teve de interromper as diversas atividades presenciais, como cursos de capacitação e consultorias, por causa da pandemia. “Paramos para repensar tudo, ajustar nossa operação e reagir ao cenário, não deixar os empresários desamparados”, comenta Valdir.
Oficinas pelo WhatsApp
Atendimento remoto, eventos virtuais, cursos por plataformas digitais, oficinas pelo WhatsApp. Deu certo. O Sebrae no DF ultrapassou a marca de 278 mil atendimentos em 2020. “Conseguimos, com o auxílio da tecnologia, ampliar o atendimento e batemos recordes”, celebra. Foram 140 mil horas de atendimento a produtores rurais, além de micro e pequenos empreendedores. A maioria, de forma gratuita.
Salto em grande escala
Segundo Valdir Oliveira, o modelo de atendimento virtual veio para ficar. “Vamos manter essa nova forma, ampliamos em grande escala o atendimento.” Em 2019, o evento presencial Capital Digital teve 800 inscritos. Em 2020, o Inova DF, realizado totalmente de forma virtual, teve 17 mil participantes. “Foi um grande salto. A pandemia nos ensinou que é possível fazer mais com menos”, afirma Valdir.
Reconstrução em 2021
A expectativa é de fazer um trabalho ainda melhor em 2021. “Será um ano de reconstrução da nossa economia e, se Deus quiser, nós do Sebrae no DF estaremos entre os protagonistas da construção da nova economia brasiliense”, destaca Valdir Oliveira.
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