Manifestantes bloquearam parte da DF-473, em São Sebastião, na manhã desta quarta-feira (23/12), contra as derrubadas de casas no Assentamento Zumbi dos Palmares realizada pela Secretaria DF Legal. A operação ocorreu na última terça-feira (22/12).
Em nota, a pasta informou que atendeu, por meio da Operação Pronto Emprego, a uma demanda de ouvidoria para a remoção de uma invasão no Núcleo Rural Zumbi dos Palmares. De acordo com denúncias, os grileiros estavam desmatando a área. "Pelo menos quatro edificações foram removidas, além de 150 metros de cercas e três pontos de energia foram desligados", diz o texto.
Indignados com a situação, moradores da região começaram um protesto começou por volta das 6h. Os manifestantes fecharam a pista com pneus e outros objetos e atearam fogo, para evitar o tráfego de veículos. De acordo com a PM, um ônibus também foi incendiado.
Até às 8h30, policiais militares estavam no local negociando com os manifestantes. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para ajudar no combate às chamas do ônibus e demais objetos incendiados durante o ato. Não há informações de feridos.
Por volta das 16h40, o trânsito ainda não estava liberado. De acordo com a PM, nem mesmo debaixo de chuva os manifestantes saíram do local.
Ônibus incendiado
O ônibus incendiado era da empresa Pioneira e passava pelo local às 5h50, quando foi invadido por três homens, que jogaram gasolina por todo o coletivo, inclusive no motorista. Os passageiros conseguiram descer correndo. Segundo informações da assessoria da empresa, o funcionário está assustado com a situação, mas passa bem e não teve nenhum ferimento. O prejuízo foi de R$ 350 mil.
26 de Setembro
Em agosto, ações de derrubada do DF Legal no Assentamento 26 de Setembro terminou em confronto, rodovia interditada e ônibus incendiados. Na época, o órgão divulgou uma nota informando que tratar-se da retirada de obras em fase inicial e cercamentos. Alguns moradores rebateram afirmando morar na região há mais de um ano.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.