Pesquisa

DF é a unidade da federação que mais fez teste de covid-19, diz IBGE

Segundo a PNAD Covid, dos 28,6 milhões de brasileiros que realizaram testes para a doença, 785 mil eram do Distrito Federal

Samara Schwingel
postado em 23/12/2020 09:56

O Distrito Federal foi a Unidade da Federação que mais realizou testes de covid-19 de julho até novembro. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) covid-19, divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 28,6 milhões de brasileiros que realizaram testes para a doença, 785 mil eram do DF. 

O número corresponde a 25,6% da população brasiliense e representa um aumento de 1,7% em relação ao mês anterior. 

O percentual estimado de pessoas que testaram positivo no DF também aumentou. Em agosto esse valor era de 2,8%, ou 124 mil pessoas, e, em outubro, chegou a 5,9% (180 mil pessoas). Em novembro, este número foi de 6,1% (187 mil pessoas).

O DF permaneceu em terceiro lugar no percentual de testes positivos em todo o período apurado, atrás de Roraima e do Amapá, que registraram, respectivamente, 7,9% e 7,5% de pessoas com teste positivo até novembro. Goiás ficou em quarto lugar, com 5,6%.

Tipo de teste 

Considerando o tipo de teste, no DF, até novembro, a PNAD revela que 398 mil pessoas fizeram o teste SWAB (exame com material coletado com cotonete na boca e/ou nariz), com 30,2% dos resultados positivos (estabilidade em relação ao mês anterior); 335 mil realizaram o exame de sangue com furo no dedo, com 12,8% positivos (estabilidade em relação ao mês anterior); e 214 mil fizeram o exame de sangue através da veia do braço, com 23,4% positivos (queda em relação ao mês anterior).

O levantamento ressalta que uma mesma pessoa pode ter realizado mais de um teste.

Comorbidade 

A pesquisa também tem o recorte sobre as comorbidades dos brasileiros. Em novembro, cerca de 24%  da população do DF (736 mil pessoas) tinha diagnóstico médico de alguma comorbidade, sendo 63,1% pertencente ao grupo de idade de 60 anos ou mais. 

As comorbidades pesquisadas foram: diabetes, hipertensão, asma, bronquite, enfisema, doença respiratória crônica ou outra doença de pulmão, doenças de coração, depressão e câncer. A mais presente no Brasil e no DF foi a hipertensão, com 13,3% e 11,5%, respectivamente.

Pnad Covid

A Pnad covid é uma pesquisa que teve início em 4 de maio de 2020, com entrevistas realizadas por telefone em, aproximadamente, 48 mil domicílios por semana, totalizando cerca de 193 mil domicílios por mês, em todo o Território Nacional. O objetivo é monitorar os impactos da pandemia no cenário brasileiro. Os resultados de novembro foram os últimos do levantamento.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação