BRASÍLIA ILUMINADA

Letreiros do projeto Brasília Iluminada trazem mensagens de esperança

A decoração de Natal em Brasília ganhou um toque diferente em 2020. Além da iluminação que colore a cidade, letreiros gigantes enfeitam o centro da capital federal. Após ano atípico, brasilienses enxergam não só beleza, mas também acolhimento nos dizeres

Cibele Moreira
postado em 24/12/2020 06:00
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Solidariedade, esperança, fé, gratidão, prosperidade, superação e saúde são algumas das palavras espalhadas por Brasília, para compor a decoração natalina da cidade. Em um ano tão atípico e difícil, os dizeres de afeto dão um toque de acolhimento para quem passa pelo centro da capital federal.

As expressões em letras garrafais chamaram a atenção do analista de sistemas Michel Passos, 43 anos, enquanto o morador de Vicente Pires passava pela Esplanada dos Ministérios com os amigos e familiares. O grupo de 13 pessoas não se deixou intimidar pela chuva e decidiu ver de perto a ornamentação. “Encaramos (o tempo) com alegria e bom humor. A cidade está muito bonita”, destacou Michel. “As palavras trouxeram um significado ainda maior: elas representam a esperança de um mundo melhor, de poder abraçar, sentir o calor humano, viver dias melhores”, completou.

Na noite de ontem, a família de Sérgio Evangelista, 49, também reservou um tempo para visitar a decoração natalina. Moradores do Jardim Botânico, o publicitário, a mulher, Giovana Venturine, e os três filhos do casal se prepararam para o passeio. Agasalhos e máscaras não podiam faltar. “Todo ano, a gente sai para ver a iluminação desta época do ano, mas, em 2020, teve um sentido a mais”, disse Sérgio. “Este é um momento de reflexão, de resgatar o significado da data. Ver palavras como ‘luz’ e ‘paz’ traz um sentimento de esperança e renovação”, comentou.

Para 2021, o desejo de Sérgio é de um ano próspero. “Com uma cura (para a covid-19) ou, ao menos, algo que amenize o sofrimento das pessoas. E que haja mais empatia”, afirmou o publicitário. Por fim, ele agradeceu aos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente da luta contra o novo coronavírus.

Perspectivas

A decoração na área central da capital federal integra o projeto Brasília Iluminada, que contempla Esplanada dos Ministérios, Eixo Monumental e Praça do Cruzeiro. O projeto compreende 415 mil metros quadrados de área enfeitada com luzes, árvores coloridas, espaço cultural para apreciar o céu da cidade, além de um presépio virtual. Quem quiser visitar o complexo tem até 17 de janeiro. Devido às medidas de isolamento social impostas pela pandemia da covid-19, o público deverá manter distanciamento de, ao menos, dois metros entre os demais visitantes. Também é obrigatório o uso de máscara de proteção.

Munidos com sombrinhas e capas de chuva, diversos adultos e crianças pararam por alguns minutos próximo à Torre de TV, ontem, para fazer fotos ao lado do letreiro “Eu Amo Brasília” ou das luzes da Fonte Luminosa. Para a moradora do Guará, Gabriela Pires, 33, o que ficará deste ano é a rede de solidariedade que se formou. “Este 2020 mostrou pessoas solidárias, que ajudaram e se importam com as outras”, relatou a psicóloga. Para 2021, ela espera um ano com mais perspectivas positivas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação