Economia

Brasilienses vão às compras na véspera do Natal

O feriado é a principal época de vendas para o setor e, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), tinha previsão de movimentar R$ 38,1 bilhões no país em 2020

Cibele Moreira
Ana Clara Avendaño*
postado em 24/12/2020 14:46
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Na véspera de Natal, os brasilienses não deixaram de ir às compras, mesmo em momento de pandemia. Cerca de 90 mil pessoas visitaram lojas do Distrito Federal em busca de presentes, segundo estimativas do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista). O feriado é a principal época de vendas para o setor e, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), tinha previsão de movimentar R$ 38,1 bilhões no país em 2020.

As lojas físicas do DF sofreram dificuldades impostas pela crise sanitária e pelas novas práticas como o trabalho remoto. Por isso, houve aumento nas compras pela internet, segundo o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Francisco Maia. “As vendas on-line estão crescendo muito por atender as pessoas que não querem sair de casa. Os preços também estão baixos e há mais diversidade”, avalia.

A previsão é de que a tendência de preferência pelo on-line se mantenha devido à circulação de consumidores abaixo do normal. “Normalmente, janeiro não é um mês ruim para o comércio, mas, em 2021, será diferente, porque as pessoas que receberam o 13º salário pagaram dívidas ou pretendem economizar, por precaução”, observa o presidente da Fecomércio-DF.

Entre 20 e 24 de dezembro, houve redução de, aproximadamente, 33,3% do total de consumidores que foram às compras. No ano passado, cerca de 600 mil pessoas visitaram o comércio de última hora. Em 2020, foram cerca de 400 mil. “O comércio foi muito impactado pela pandemia. O home office, por exemplo, atrapalhou muito o varejo”, avalia o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), Edson de Castro.

Além disso, segundo ele, com a desvalorização cambial nos 12 meses anteriores a novembro, houve alta nos preços dos produtos mais demandados nesta época do ano, especialmente alimentos. “Há 800 mil famílias com algum tipo de dívida. Isso acaba tirando dinheiro do mercado. Há pessoas que gastaram por não saber o que acontecerá em 2021. Mas não poder reunir as pessoas para o tradicional amigo-oculto atrapalhou as vendas do setor”, comenta Edson.

Foto virtual


Nos shoppings do DF, a movimentação não ocorreu de maneira tímida. A cirurgiã dentista Milena Perez Ponte, 28 anos, não quis abrir mão da tradicional foto com o Papai Noel no primeiro Natal da filha Clara, de 1 ano. “É importante manter essa magia para as crianças. Mesmo de um jeito diferente, com distanciamento e de máscara, registramos esse momento”, relata Milena. Moradora da Asa Sul, ela guarda com carinho as fotos que tirou com o personagem na infância. “Tenho todas. Espero que, no próximo ano, possamos viver esse momento com calor humano.”

Leandro Souza Martins, 37, também tirou foto com o bom velhinho a distância, em um shopping de Brasília. “O Papai Noel não está (fiscamente), mas o importante é a família reunida, com saúde. Espero que venham dias melhores pela frente”, afirma o empresário, que visitou o centro comercial com a mulher, Renata, a filha, Letícia, e uma parte da família que veio da Bahia.

* Estagiária sob supervisão de Jéssica Eufrásio


O que abre e fecha no Natal

Comércio

» As lojas estão fechadas devido ao feriado de Natal. Amanhã, retomam ao funcionamento normalmente, com os horários de sábado.

Correios

» Estão fechados hoje e reabrem no sábado, das 11h às 14h.

Justiça

» O Poder Judiciário suspendeu as atividades, devido ao recesso forense. Desde domingo, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) seguem em plantão judicial.

Lazer

» A Torre de TV está aberta para visitação, inclusive o mirante. Os parques ecológicos vão abrir normalmente ao longo do dia de feriado. O Zoológico segue em funcionamento, de quinta-feira a domingo, das 9h às 17h. A venda de entradas ocorre até as 16h, mas há limite de até 1,5 mil visitantes. O Cine Drive-In funcionará normalmente neste feriado.

Saúde

» Apenas as emergências e unidades de pronto atendimento (UPAs) funcionarão hoje. Amanhã, o atendimento ambulatorial retorna às atividades.
Segurança

» As delegacias funcionarão em regime de plantão 24 horas.

Serviços públicos

» O DF Legal e postos do Departamento de Trânsito (Detran) não funcionam hoje. Amanhã, reabrem a partir das 12h e das 14h, respectivamente.

Trânsito

» Nas pistas, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), a reversão das faixas da Estrutural e da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) ocorrerão normalmente. O retorno sob o viaduto Israel Pinheiro, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), sentido Taguatinga, seguirá fechado. Não haverá mudanças nas faixas exclusivas para tráfego de ônibus, que continuarão proibidas para os veículos de passeio. O Eixão — Norte e Sul —, além das W3 Norte e Sul ficarão abertos apenas para pedestres, das 6h às 18h.

Transporte

» O Metrô vai funcionar com o horário de domingo e feriados — das 7h às 19h. Os ônibus também vão funcionar com a tabela de domingo. É possível consultar informações das linhas pelo site DF no Ponto (dfnoponto.semob.df.gov.br).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação