Eixo capital

Ana Maria Campos
postado em 25/12/2020 22:33
 (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)

OAB-DF se prepara para promover a primeira eleição on-line da entidade no país

Uma das prioridades do presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, para 2021 é organizar a entidade para a realização da próxima eleição on-line. Será a primeira no país, no fim do próximo ano. O Pleno do Conselho Federal já aprovou a ideia. Agora, para viabilizar, o comando local trabalha numa parceria como o Tribunal Superior Eleitoral. “Poderá ser um voto dado pelo celular, pelo computador, de modo absolutamente seguro e confidencial. Muito mais livre. Eleições e democracia alinhadas em tom mais alto”, afirma Délio.

 

Sem comentários

O governador Ibaneis Rocha (MDB) não gosta de dizer que venceu a covid-19. Ele foi infectado, teve sintomas e chegou a ter o pulmão contaminado. Superou e voltou ao trabalho. Mas prefere não comentar.

 


A pergunta que
não quer calar….

Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Suíça, Israel, Arábia Saudita, China, Sérvia, Rússia, Chile, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Costa Rica e Mexico já estão vacinando suas populações.
E o Brasil?

 

Região central de Brasília ganha da Austrália

Só na área central de Brasília já houve registro de 36.058 casos de covid-19, com 438 mortes. Essa área que inclui o Plano Piloto, Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro, Lago Norte, Lago Sul e Varjão teve até agora mais registros que países como a Austrália (28.262). É o dobro do que se tem notícia no Uruguai (15,5 mil) e três vezes mais que Cuba (10,7 mil).


Alerta para jovens

Jovens também estão nas estatísticas de morte por covid-19. Para quem não está nem aí, é preciso ligar o alerta. Entre os 3844 óbitos no DF, segundo boletim da Secretaria de Saúde do DF, 427 tinham menos de 49 anos. O percentual é de 11,10%. Mas mais da metade (53%) das vítimas fatais tinham mais de 70 anos.

 

Prisão

O ministro Gilmar Mendes, do STF, fez uma declaração nas redes sociais de repúdio pelo feminicídio da juíza Viviane Arronenzi, na véspera do Natal, no Rio: “O gravíssimo assassinato da Juíza Viviane Arronemzi mostra que o feminicídio é endêmico no país: não conhece limites de idade, cor ou classe econômica. O combate a essa forma bárbara de criminalidade quotidiana contra as mulheres deve ser prioritário”. Recado para que o suspeito do assassinato, o ex-marido da magistrada, permaneça preso.

 

Liminar impede leilão do quadro de JK


A prefeitura de Diamantina (MG) conseguiu impedir a realização do leilão em São Paulo em que seria colocado à venda o quadro de JK pintado por Di Cavalcanti. O município entrou com ação na Justiça e obteve uma liminar na semana passada para impedir a transação que teria lance inicial de R$ 1 milhão. A obra de arte pertence à Casa de Juscelino. O museu que mantém a memória do fundador de Brasília está em situação financeira precária e sem condições de se manter em funcionamento. O presidente da instituição, Serafim Jardim, pretende usar o dinheiro arrecadado para investir na instituição e quitar dívidas, já que a Casa de Juscelino está há anos sem repasses do município ou do estado. Mas a prefeitura de Diamantina quer manter o quadro, pintado em 1957, na cidade como patrimônio cultural. Serafim Jardim vai recorrer. Vai virar briga judicial.

 

Siga o dinheiro

R$ 27.352.318,78

É o valor destinado pelo DER/DF para duplicação da Rodovia DF140, que liga o Jardim Botânico ao Jardim ABC na Cidade Ocidental (GO).


Só papos

“Depois da facada, não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar, tá ok?”

Presidente Jair Bolsonaro, no início da pandemia

 


“É impossível projetar e saber com precisão quantas mortes acontecerão no Brasil pela Covid-19, mas com a situação atual, onde existe um crescimento significativo de casos e mortes, as mortes pela Covid-19 vão com certeza superar as da Gripe Espanhola”

Nelson Teich, ex-ministro da Saúde no governo Bolsonaro

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação