VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

'Temos muito a caminhar', diz coordenadora do Núcleo de Gênero do MPDF

Em entrevista ao CB.Poder, Mariana Távora comentou sobre desigualdade de gênero e cartilha de proteção para mulheres imigrantes

Luana Patriolino
postado em 29/12/2020 16:27
 (crédito: Ana Rayssa/DA Press/CB)
(crédito: Ana Rayssa/DA Press/CB)

A coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público do DF, Mariana Távora, afirmou que o sistema de justiça tem muito a evoluir no que diz respeito à proteção das mulheres e punição dos autores de feminicídio. Távora comentou sobre a necessidade de acabar com a desigualdade de gênero e também sobre a objetificação da mulher na sociedade, em entrevista ao CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília — na tarde desta terça-feira (29/12).

“Existe um índice alto de condenação no DF, uma boa resposta do Estado, mas temos muito a caminhar. Por exemplo, sobre o apoio às vítimas secundárias ao feminicídio: as crianças. Não temos políticas estruturadas para esse tipo de auxílio”, afirma. Na avaliação de Távora, também falta uma maior observação em relação a outras violências que atingem as mulheres.

A coordenadora destacou o padrão das vítimas de violência no DF. “Podemos dizer que grande parte das vítimas do Distrito Federal são mulheres negras, e isso nos faz pensar que a gente precisa pensar em políticas de igualdade social. Elas também não fizeram reporte ao sistema de justiça. E grande parte dos conflitos ainda estão relacionados à posse dessa mulher”, avalia.

Ajuda às imigrantes no DF

Em apoio às imigrantes que vivem no DF, o Núcleo de Gênero do Ministério Público do DF lançou uma cartilha explicando quais são as redes de apoio e leis do Brasil de proteção às mulheres. “É um fenômeno mundial. E a gente tem recebido haitianas, venezuelanas, chinesas. A língua é uma barreira. Se o silêncio pode velar um feminicídio, imagine esse silêncio associado à barreira linguística? É um dificultador para acessar a rede de proteção. A nossa ideia com a cartilha foi disponibilizar o que é a rede de proteção e quais são as nossas leis. Está traduzida para o inglês, espanhol, francês e chinês”, explica.

“A ideia é que avance, seja traduzida para outras línguas e tenha uma ferramenta oral também, para as pessoas que não sabem ler”, explica Távora. Mariana Távora também comentou sobre o caso da juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi, de 45 anos, assassinada na véspera de Natal pelo ex-marido, no Rio de Janeiro. “Isso mostra que ainda estamos distantes de uma igualdade de gênero. Você tem uma mulher aí que tem um bom emprego, um bom salário e ainda, sim, é vítima de violência doméstica”, observou.

Para ela, é importante a sociedade falar sobre representatividade, sobre as mulheres estarem em espaços de decisão, para que se possa reverter, a partir das experiências femininas, "do nosso lugar de fala, levar algumas políticas que representem igualdade entre as mulheres”. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação