Saúde

DF teve 2,2 mil acidentes com animais venenosos em 2020

Acidentes com escorpiões representam 80% dos atendimentos, com 1.810 notificações. Ataques mais comuns são de cobras, aranhas e abelhas

Ana Isabel Mansur
postado em 30/12/2020 19:22 / atualizado em 30/12/2020 21:38
 (crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
(crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press)

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde contabilizou, entre os meses de janeiro e novembro deste ano, 2.231 atendimentos a pessoas que foram atacadas por escorpiões, cobras, aranhas, lagartas e abelhas, no Distrito Federal. Só os escorpiões foram responsáveis por mais de 80% das notificações, com 1.810 atendimentos.

A notificação dos casos é importante para a fabricação e manutenção de soros contra os diferentes venenos. Como os dados são incluídos no sistema do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde, a atualização facilita a reposição, ao longo do ano, nas unidades de saúde.

Em caso de acidentes com escorpião, aranha, lagarta e lacraia os números para contato com a Vigilância Ambiental são o 160 e o 2017-1344 ou pelo e-mail gevapac.dival@gmail.com, para agendamento da inspeção. Após o agendamento, uma equipe é enviada à residência e faz a coleta dos animais existentes, com busca em caixas de esgoto, entulhos e outros locais. No entanto, nas ocorrências com abelhas é o Corpo de Bombeiros quem deve ser acionado, pelo telefone 193, e no caso de serpentes o Batalhão de Polícia Ambiental (190). Em relação a esses dois animais, cabe à Vigilância Ambiental a orientação e a educação da população sobre os cuidados de prevenção para evitar os acidentes.

A Secretaria de Saúde conta também com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) do Samu, referência no atendimento a pacientes picados, que funciona 24 horas por dia. O Ciatox possui equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros e farmacêuticos que prestam orientação à população. Em caso de ocorrência, disque 0800-644-6774.

Cuidados

A Vigilância Ambiental alerta para os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes com animais peçonhentos. É importante vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha; reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas; telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques; telar aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos tapados; manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados; e manter limpos quintais e jardins.

Serviço

- Em caso de acidentes com abelhas: acionar o Corpo de Bombeiros (193)
- Em caso de acidentes com serpentes: entrar em contato com o Batalhão de Polícia Ambiental (190)
- Em caso de acidentes com escorpião, aranha, lagarta e lacraia: acionar Vigilância Ambiental (160 e 2017-1344). Para agendamento da inspeção, enviar e-mail para gevapac.dival@gmail.com

Com informações da Secretaria de Saúde

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação