Pandemia

Lacen recebe doação de equipamento para ampliar diagnóstico de covid-19

Doação ocorreu por intermédio do Ministério da Saúde, que indicou o DF para ser um dos 21 estados contemplados com o equipamento

Correio Braziliense
postado em 31/12/2020 15:01
 (crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)
(crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)

O Laboratório Central de Saúde Pública do DF (Lacen) recebeu, nesta quarta-feira (30), um equipamento laboratorial de extração de material genético. A doação ocorreu por intermédio do Ministério da Saúde, que indicou o DF para ser um dos 21 estados contemplados com o equipamento por meio de Termos de Doações, e foi feita pela empresa JBS.

O aparelho é capaz de extrair de forma automatizada cerca de 190 amostras moleculares por hora e será usado no diagnóstico do novo coronavírus nos exames do tipo RT-PCR que são encaminhados ao Lacen. O uso da máquina vai ampliar a quantidade de amostras analisadas por dia e aliviar parte do trabalho feito pelos funcionários do laboratório.

O extrator é utilizado como parte inicial das etapas de análise. A amostra feita através do swab é preparada e inserida no aparelho para que possa ser extraído o material genético (RNA) do vírus. Posteriormente, o material extraído é levado a um outro equipamento, que o Lacen já possuí, chamado de termociclador em tempo real (RT-PCR), que é o que faz a detecção e identificação do vírus Sars-CoV-2, causador da covid-19.

Outras doenças

A extração de DNA ou RNA é uma fase fundamental para o diagnóstico de muitas doenças e investigações com eficiência. A extração acontece a partir de materiais biológicos como sangue, saliva, células epiteliais, urina e outros fluidos corporais. A partir de então é que se analisa se o DNA ou RNA extraído é de determinado agente. Com isso, o equipamento doado auxiliará no diagnóstico de diversas outras doenças, como dengue, zika e chikungunya.

Com informações da Secretaria de Saúde

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação