Saúde

Tomógrafos do Hospital de Base não estão funcionando

Os dois tomógrafos da unidade não funcionam e pacientes precisam buscar outros hospitais da rede

Os dois tomógrafos disponíveis no Hospital de Base do Distrito Federal não estão funcionando. Pacientes relataram ao Correio, que precisam buscar outras unidades para realizar os exames. O problema afeta, inclusive, pessoas infectadas pelo novo coronavírus, que precisam quebrar o isolamento em busca do atendimento.

Procurado, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) confirmou a informação e alegou que, como um dos equipamentos ainda está com a garantia vigente, a empresa responsável já foi acionada para fazer os reparos.

No caso do segundo aparelho, a Superintendência Operacional entrou em contato com a empresa responsável pela manutenção. "A previsão é de que até amanhã (15/12), pelo menos um dos equipamentos esteja funcionando", informou o Iges por nota oficial.

De acordo com o instituto, o direcionamento de pacientes a outros hospitais da rede para fazer os exames, não prejudica o tratamento. "Reforçamos, ainda, que o Hospital de Base (HB) adotou diversos protocolos de segurança para evitar contaminação de covid-19 e que não existe surto intra-hospitalar na unidade."

As tomografias são usadas no tratamento de diversas doenças. Os aparelhos permitem captar imagens detalhadas de diversas partes do corpo, permitindo aos médicos visualizar o esqueleto, vias aéreas e órgãos internos.