Saúde

Samu recebe doação de 40 oxímetros de pulso

Os equipamentos são utilizados durante os atendimentos emergenciais prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu doação de 40 oxímetros de pulso. Os aparelhos serão utilizados durante os atendimentos emergenciais, em todo o Distrito Federal. Os oxímetros foram doados à Secretaria de Saúde pela empresa Mazimus Serviços Especializados.

“O oxímetro de pulso é um aparelho relativamente simples, porém nos fornece dados de forma imediata, como nível de oxigênio no sangue bem como frequência cardíaca”, destacou o diretor substituto do Samu, Rafael Rodrigues. Sendo assim, o oxímetro de pulso é apropriado para o uso dos profissionais de saúde para medir a oxigenação em relação ao tempo e de forma precisa no próprio local de atendimento.

A distribuição começou nesta terça-feira (15/12) e contemplará as 30 viaturas que estão em circulação, além do serviço aéreo e o núcleo de medicina do trabalho. De acordo com o Samu, as viaturas já contavam com esses aparelhos, porém não eram novos. Eles substituirão todos os aparelhos antigos.

“Em meio à pandemia de covid-19, os atendimentos de sintomáticos respiratórios aumentaram consideravelmente. O oxímetro de pulso é uma ferramenta imprescindível para as equipes, bem como para o médico regulador promover sua conduta”, explica o diretor substituto.

*Com informações da Secretaria de Saúde