Ano Novo

Davi Lucca e Ravi Pinheiro são os primeiros bebês nascidos na rede pública do DF em 2021

Davi nasceu em Brazlândia nas primeiras horas do dia. Ravi nasceu em Santa Maria, à 1h49. As duas crianças e as mães passam bem

Correio Braziliense
postado em 01/01/2021 10:38 / atualizado em 01/01/2021 16:43
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O ano mal começou e o Distrito Federal já registrou os primeiros nascimentos. Davi Lucca e Ravi são as primeiras crianças de 2021. Segundo a Secretaria de Saúde, eles nasceram nas primeiras horas do dia. Os dois são saudáveis e as mães passam bem.

Rosana Gonçalves, 28 anos, iniciou o ano com o primeiro filho em braços. Davi Lucca chegou às 0h18 no Hospital Regional de Brazlândia (HRBz), e é a primeira criança registrada na rede pública de saúde. A gestação, que durou 40 semanas e cinco dias, foi um presente para a mãe, que já teve duas outras gestações interrompidas.

Apesar dos planos para a virada do ano, Rosana ficou maravilhada com a surpresa. "Comecei a sentir as contrações pela manhã. Cheguei a vir para o hospital, mas ainda não tinha dilatação, então voltei para casa. Por volta das 17 horas eu entrei definitivamente em trabalho de parto e retornei ao HRBz. Dali já fiquei em observação, fui internada e conduzida para a cirurgia", explica.

Moradora de Brazlândia, Rosana fez todos os exames pré-natal e foi acompanhada durante a gestação pela equipe de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS) um da cidade. No momento, mãe e filho aguardam o término do período de observação para irem para casa. "Agora é só bênção para este ano. O que eu mais queria é o meu filho, e agora ele está aqui", comemora.

Não muito tempo depois de Davi, nascia Ravi Pinheiro, no Hospital regional de Santa Maria, à 1h49. Ele foi a primeira criança a nascer em uma das unidades administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF). Saudável, com idade gestacional de 34 semanas e três dias, ele pesa 2,460 kg e mede 44 cm de comprimento. 

A mãe, Jeisy, com o pequeno Ravi: "Estou feliz que ele tenha vindo dessa forma, trazendo a esperança de dias melhores ao novo ano que se inicia"
A mãe, Jeisy, com o pequeno Ravi: "Estou feliz que ele tenha vindo dessa forma, trazendo a esperança de dias melhores ao novo ano que se inicia" (foto: Divulgação/Iges-DF)

Ravi é o terceiro filho da dona de casa Jeisy Silva Garreto Pinheiro, de 33 anos. De acordo com a mãe, as dores começaram por volta das 21h de quinta-feira (31/12), e se intensificaram perto das 23h. Por volta da 0h30 do primeiro dia deste ano, Jeisy foi encaminhada ao hospital.

"Para mim foi uma surpresa dar à luz o Ravi na virada de ano; não estava esperando isso", comentou Jeisy. "Estou feliz que ele tenha vindo dessa forma, trazendo a esperança de dias melhores ao novo ano que se inicia", completa. Em 2020, foram 4.027 partos no HRSM.

Cuidados

A chefe do serviço de neonatologia do HRSM, Cíntia Sant Ana Cardoso, lembra que o cuidado com o recém-nascido começa desde o pré-natal. "Ao descobrir a gestação, a mãe deve fazer todas as consultas corretamente, fazer todos os exames, e ela tem o direito de visitar a maternidade onde vai ter o bebê", explica a pediatra. "Ao nascer no HRSM, o bebê já faz alguns testes de triagem para saber como será a sua evolução. Passa pelos testes do pezinho, do olhinho, do coraçãozinho, da linguinha e aprende a mamar."

Menino solar

O nome Ravi, em sânscrito, que significa "o Sol". Segundo os Vedas, textos das escrituras sagradas do hinduísmo, Ravi é um dos 12 filhos de Aditi, a deusa-mãe, considerada como o espaço cósmico. O nome começou a ganhar popularidade no Ocidente nos anos 1960, por causa do músico indiano Ravi Shankar, de grande popularidade.

*Com informações do Iges-DF

Erramos

Inicialmente, a matéria informava que Ravi foi o primeiro bebê a nascer na rede pública de Saúde do DF. Mais tarde, a Secretaria de Saúde informou sobre o nascimento de Davi, que aconteceu momentos antes. Ravi é o primeiro bebê a nascer em uma unidade hospitalar gerenciada pelo Iges-DF.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação