CÂMARA LEGISLATIVA

Mesa diretora toma posse

Rafael Prudente (MDB) e Rodrigo Delmasso (Republicanos) permanecerão no comando da Casa por mais dois anos. Em discurso, o presidente reeleito destacou o trabalho dos distritais na pandemia e reforçou o apoio ao governo do DF

Mariana Machado
postado em 01/01/2021 22:55 / atualizado em 01/01/2021 23:16
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

O ano começou com as primeiras movimentações políticas no Legislativo local. A mesa diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) tomou posse, ontem, para o comando do próximo biênio. Em cerimônia híbrida — presencial e virtual —, com a presença apenas de parte dos parlamentares, Rafael Prudente (MDB) assumiu como o primeiro presidente reeleito da casa. Rodrigo Delmasso (Republicanos) também mantém o cargo de vice-presidente. Os dois foram escolhidos em 15 de dezembro, em uma vitória esmagadora contra os deputados Reginaldo Veras (PDT) e Leandro Grass (Rede). Ao todo, foram 21 votos, dos 24 distritais, a favor da manutenção da mesa.

Durante a cerimônia, o presidente reeleito alfinetou adversários. “Muitas vezes vi, aqui e fora daqui, gente fazer oposição por oposição. Alguns políticos eleitos pela população ainda torcem para o quanto pior, melhor”, disse. Ele também destacou ações adotadas pela Câmara nos últimos dois anos, como a instalação do painel eletrônico e o lançamento de um novo site. Ressaltou ainda que o parlamento foi o primeiro a adotar as sessões remotas. “Estou feliz de receber a oportunidade de permanecer no comando da Casa por mais dois anos. Temos um grande desafio pela frente. Ninguém se preparou para uma pandemia como essa, mas estamos dando o nosso melhor, com muito amor e dedicação.”

Membro da base governista, o parlamentar reforçou o apoio ao governador Ibaneis Rocha (MDB), presente ao evento. “O senhor pode contar com esta Casa, com meu mandato, nosso partido, para que a gente possa fazer um biênio que seja referência para todo o Brasil”, garantiu.

O vice-presidente, Rodrigo Delmasso (Republicanos), destacou os avanços tecnológicos durante o período de pandemia. “Quando assumimos, em 2019, essa era considerada uma das casas mais atrasadas do Brasil. E, hoje, a CLDF é considerada uma das mais avançadas do ponto de vista de inovação e de tecnologia”, disse. Elogiou também o que classificou como oposição “construtiva”. “Toda oposição nos ajuda a crescer, nos ajuda a melhorar”, observou.

Elogios

Ibaneis Rocha, por sua vez, aproveitou o momento para fazer elogios à CLDF, afirmando que a Casa é motivo de orgulho à população. “O trabalho desenvolvido por essa Câmara Legislativa tem destacado o Distrito Federal, colocando o DF como referência para todos. Projetos de Lei encaminhados pelo Executivo são tratados sempre com responsabilidade, aperfeiçoados e votados de forma célere.”Ibaneis afirmou que 2021 será um dos anos mais difíceis na retomada da economia, mas disse ter convicção de que o biênio será de prosperidade. O chefe do Buriti também agradeceu o trabalho do deputado Cláudio Abrantes (PDT), que atuou como líder do governo na Câmara. A missão agora ficará com o distrital Hermeto (MDB).

Representando o setor produtivo, o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Álvaro Silveira Júnior, também acompanhou a solenidade e afirmou que continuará trabalhando em parceria com a CLDF, em prol dos empresários e da sociedade brasiliense. “A legislatura passada trabalhou muito em bons projetos para o DF. Para esses próximos dois anos, eles terão que trabalhar ainda mais para recuperar a economia, muito afetada pela pandemia.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Nova composição

Mesa Diretora
Presidente: Rafael Prudente (MDB)
Vice-presidente: Rodrigo Delmasso (Republicanos)

» 1º secretário: Iolando Almeida (PSC)
» Suplente: Jorge Vianna (Podemos)
» 2º secretário: Robério Negreiros (PSD)
» Suplente: Agaciel Maia (PL)
» 3º secretário: Reginaldo Sardinha (Avante)
» Suplente: Hermeto (MDB)

» Corregedor: Hermeto (MDB)
» Ouvidor: Delegado Fernando Fernandes (Pros)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação