BALANÇO

Covid-19: DF registra cinco mortes no primeiro sábado do ano

Uma mulher e quatro homens tiveram os óbitos notificados neste sábado (2/1); as mortes, no entanto, ocorreram em 27 e 30 de dezembro de 2020

Correio Braziliense
postado em 02/01/2021 20:00 / atualizado em 02/01/2021 20:21
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal notificou, neste sábado (2/1), mais cinco mortes em decorrência da covid-19, chegando ao total de 4.268 óbitos desde o início da pandemia. Com 797 novos casos em relação a esta sexta (1/1), o total de casos na capital chega a 252.874.

Das mortes registradas neste sábado, duas ocorreram em 27 de dezembro e as outras três, no dia 30. Uma mulher e quatro homens foram vítimas da doença. Duas pessoas tinham 80 anos ou mais, outras duas estavam na faixa etária entre 50 e 59 anos e uma tinha de 70 a 79 anos. As cinco vítimas residiam no Distrito Federal: Gama, Planaltina e Plano Piloto registraram um morador cada, dois eram moradores de Taguatinga.

Todas as vítimas apresentavam algum tipo de comorbidade. Quatro pessoas sofriam de doença cardiovascular e duas, de distúrbios metabólicos. Obesidade, nefropatia e pneumopatia acometiam uma pessoa cada. Apenas uma morte ocorreu em hospital particular.

Do total de 252.874 casos confirmados de covid-19 no DF, 242.703 (96%) estão recuperados. Das 4.268 pessoas que morreram da doença, 355 moravam fora do DF: 331 em Goiás, dois do Amapá, três da Bahia, oito de Minas Gerais, três do Rio de Janeiro, um de São Paulo, dois do Tocantins, dois do Mato Grosso, um de Roraima, um de Rondônia e um do Maranhão.

Média móvel em queda

A chamada média móvel — realizada a partir do cálculo, refeito todos os dias, da média simples entre o valor do dia e dos seis anteriores — é calculada para facilitar a visualização da tendência de crescimento da doença e das mortes. Neste sábado, a média móvel de casos de covid-19 no DF está em queda, tendência observada desde o início de dezembro, com acentuação a partir do dia 19. A média móvel de óbitos também está em declínio desde 19 de dezembro.

 

Taxa de transmissão 

Atualmente, a taxa de transmissão, ou seja, o número médio de pessoas que um indivíduo com a doença pode infectar, está em 0,74. A reprodução da epidemia pode ser medida a partir do valor encontrado para a transmissão. Se a taxa for menor que 1, a epidemia tende a acabar; para valores maiores que 1, a epidemia avança.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação