PREVIDÊNCIA

Prova de vida volta a ser exigida a aposentados do DF a partir desta segunda

Aposentados e pensionistas do DF deverão comprovar saúde novamente em agências do BRB

Correio Braziliense
postado em 03/01/2021 20:57 / atualizado em 03/01/2021 20:58
Aposentados e pensionistas deverão fazer a prova presencial de vida, no mês de aniversário, em qualquer agência do BRB -  (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Aposentados e pensionistas deverão fazer a prova presencial de vida, no mês de aniversário, em qualquer agência do BRB - (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)

A comprovação presencial de saúde de aposentados e pensionistas da administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal será retomada nesta segunda-feira (4/1). Suspensa desde 16 de março por conta das medidas de prevenção à covid-19, a prova de vida voltará a ser exigida em agências do Banco de Brasília (BRB).

De acordo com o Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF), mesmo com a suspensão presencial da prática, aposentados e pensionistas continuaram a realizar prova de vida, nas idas ao banco. Com isso, o Iprev-DF contabilizou 24.134 provas de vida de janeiro até dezembro de 2020, o que corresponde a 39,04% do total previsto para o ano.

A comprovação de vida é anual, obrigatória e necessária para o pagamento regular de aposentadorias e pensões. É feita uma vez por ano, no mês de aniversário do aposentado ou pensionista, nas agências BRB, de segunda a sexta, das 11h às 16h.

É necessária a apresentação do documento de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação ou Carteira Profissional com validade em todo o território nacional e emitida por órgão de regulamentação profissional), do CPF e de um comprovante de residência atualizado.

Os servidores aposentados e pensionistas que deixam de fazer a prova de vida no mês em que estiverem aniversariando são notificados para que, no prazo de 30 dias, apresentem a documentação exigida, sob pena de suspensão do pagamento do seu benefício.

Tutores, guardiões e curadores dos aposentados e pensionistas deverão apresentar os seguintes documentos: original da tutela, termo de guarda ou curatela e documento de identidade oficial do representante legal.

 

Serviço

Prova de vida presencial

A partir desta segunda (4/1), retorno presencial

Deve ser feita uma vez por ano, no mês de aniversário, em qualquer agência do BRB

De segunda a sexta, das 11h às 16h

 

Com informações do Iprev-DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação