Capital S/A

"Você nunca achará o arco-íris se você estiver olhando para baixo." Charles Chaplin

Samanta Sallum
postado em 04/01/2021 21:57 / atualizado em 04/01/2021 21:59

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Cerrado Orgânico e Big Box: uma parceria sustentável

 (crédito: Arquivo pessoal)
crédito: Arquivo pessoal

Renata Rebouças, 45 anos, é uma paulistana que mora no Distrito Federal há 10 anos. Aqui criou um belo empreendimento: a Cerrado Orgânico, agroindústria que investe na fabricação de produtos de panificação e de alimentos artesanais, sem adição de conservantes químicos.
O Cerrado Orgânico, que fica numa propriedade rural próxima a Santa Maria, firmou uma importante parceria com o grupo Big Box. A empresa, também brasiliense, encaminha resíduos orgânicos, como restos de frutas, legumes e verduras não comercializados, para a agroindústria de Renata.

Adubo natural

Essa parceria é exemplo do que chamamos de economia circular, quando se associa o desenvolvimento econômico ao melhor uso de recursos naturais. O material é, primeiramente, repassado à Lux Tree, empresa que atua no ramo de gestão de resíduos, onde é feita uma triagem. Depois é encaminhado para a prática de compostagem, processo biológico pelo qual é possível obter adubo natural para ser usado na agricultura.

Expansão

O projeto começou em outubro e, inicialmente, prevê o recolhimento de resíduos orgânicos em três supermercados do grupo Big Box. O objetivo é que todas as unidades do grupo no DF participem. Já foram usadas mais de 9 toneladas de resíduos para a compostagem. A tendência é chegar a 40 toneladas por mês.

A atmosfera agradece

“Oferecemos uma nova destinação a um material que iria para um pátio de transbordo, onde, junto de outros elementos, emitiria toneladas de gás carbônico para a atmosfera. Graças a esses resíduos orgânicos, tenho um fertilizante de excelente qualidade e isso se reflete na produção dos alimentos que produzo”, destaca Renata.

Mais opções ao consumidor

A parceria também reduz custos da agroindústria, já que não precisará comprar adubos. E isso ajuda a democratizar o acesso aos produtos orgânicos. O presidente do grupo Big Box, Mário Habka, reforça a importância do projeto: “Estamos contribuindo para aumentar a produção de orgânicos no DF e assim beneficiar o consumidor, que terá mais opções. Uma parceria boa para todos, especialmente para o meio ambiente”, afirma.

Cozinha sustentável

Outra importante parceria de Renata foi com o Sebrae DF. Ela, que é publicitária de formação, participou de um curso promovido pelo Sebrae com o Instituto Ecozinha, que promove ações de sustentabilidade para empreendedores do segmento de alimentação.

Redes sociais

Com o fechamento das feiras, ainda no mês de março, a produtora utilizou o conhecimento junto do Sebrae para vender por meio das redes sociais e implementou um serviço de entregas a fim de alcançar o público que reside nas áreas urbanas do DF.

Expectativas empresariais 1

 (crédito: arquivo pessoal)
crédito: arquivo pessoal

“No ano de 2020, fomos surpreendidos pelos descaminhos da pandemia, que nos trouxe resultados operacionais negativos, mas não perdemos nenhuma vida e mantivemos todos os empregos. Em 2021, esperamos que a vacina e um protocolo medicamentoso eficiente e eficaz nos tragam proteção: às vidas, aos empregos e à economia brasileira. Acredito que a partir do segundo semestre estaremos em crescimento econômico” Jurandir Pizani, diretor executivo da PaneBras, empresa referência no mercado de panificação no DF

Expectativas empresariais 2

 (crédito: Divulga??o/Governo de S?o Paulo)
crédito: Divulga??o/Governo de S?o Paulo

“O ano de 2021 será de desafios para a economia. Tem-se no DF 290 mil desempregados, uma das maiores rendas per capita do país e mais de 19 shoppings. Acreditamos no sucesso das vacinas e no fim da pandemia. O Sindivarejista somará forças com os lojistas para dar novos horizontes ao comércio” Edson de Castro, presidente do Sindicato do Comércio Varejista

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação