Sistema carcerário

Presidiário morre dentro de cela após passar mal na Papuda

Marcelo Cerqueira, de 40 anos, era lotado no Bloco D da Penitenciária do Distrito Federal II (PDF II). Na noite desta terça-feira (5/1), ele passou mal e colegas da cela gritaram por socorro

Darcianne Diogo
postado em 06/01/2021 18:15 / atualizado em 06/01/2021 18:16
O preso foi atendido pelo SAMU, mas não resistiu -  (crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)
O preso foi atendido pelo SAMU, mas não resistiu - (crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)

Um preso, de 40 anos, lotado na Penitenciária do Distrito Federal II (PDF II) do Complexo Penitenciário da Papuda morreu, na noite desta terça-feira (5/1), dentro da cela, segundo informou a irmã do detento, que não teve a identidade revelada. A direção do presídio abriu procedimento administrativo para apurar o caso. 

Em um grupo, a irmã do interno, identificado como Marcelo Cerqueira, escreveu a mensagem relatando o ocorrido: "Estou dilacerada. Meu irmão, Marcelo, faleceu, ontem, na cela. Os agentes não deram muita informação, mas disseram que os presos avistaram ele e que ele estava se sentindo mal. Eles acionaram o Samu e o Bombeiro, mas não houve jeito. O coração parou. Estou perdida, não sei realmente o que houve", desabafou a familiar. 

O custodiado dividia a cela com outros detentos no Bloco D da PDF II. O Correio apurou que os companheiros de cela estiveram na 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião) e, em depoimento, afirmaram que Marcelo teria ingerido um copo de água antes passar mal. Contudo, a polícia aguarda o laudo do óbito, que poderá determinar a causa da morte. 

Por meio de nota oficial, a Seape-DF informou que o interno foi atendido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros, contudo, não resistiu e morreu. A 30ª DP investiga o caso. Além disso, a direção da PDF II abriu ocorrência administrativa para apurar todas as circunstâncias do ocorrido.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação